Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Morre Luís Carlos Djalma: o formador de atletas e de cidadãos

ROGÉRIO MATIVE

Em 16/07/2022 às 22:41

Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021, 'Dja' - como era carinhosamente chamado - sofreu várias complicações de saúde nos últimos meses

(Foto: Marcos Chicalé/Semepp)

Nos últimos 34 anos, dificilmente algum garoto que tenha frequentado escolinha de futebol ou disputado campeonatos não tenha conhecido ou sido treinado por Luís Carlos Djalma. Ex-jogador profissional, árbitro amador e treinador, o desportista faleceu neste sábado (16), aos 75 anos.

Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021, 'Dja' - como era carinhosamente chamado - sofreu várias complicações de saúde nos últimos meses, permanecendo internado nas últimas semanas em um hospital de Cianorte, local escolhido pela família em recente mudança da cidade de Presidente Prudente, por onde permaneceu por quatro décadas.

"Uma carreira brilhante no contexto, futebolístico. O que aprendeu como craque de futebol, após, deixá-lo fora para o quadrilátero, ensinar à prática do futebol não só, mas, em especial à cidadania, o encaminhamento para à vida dos futuros homens, por conseguinte, craques de futebol e que foram centenas espalhados pelo mundo afora. Inclusive, meus dois filhos, Fabrício e Felipe. Falar do Djalma será uma redundância. Marcador implacável do Rei Pelé, porquanto, craque do S.C. Corinthians Paulista formado por Heitor, Augusto, Djalma, Maciel, Dino, Clóvis, Marcos, Silva, Ney, Rivelino, Geraldo José. Técnico: Oswaldo Brandão. Timaço de bola. Djalma, ficará incrustado para sempre com alegria e ternura em nosso cantinho da saudade", descreve Sérgio Roberto Cesário.

A Prefeitura de Presidente Prudente divulgou nota de pesar destacando o treinador como 'uma das figuras mais queridas' do esporte prudentino. "Dja foi jogador, técnico e treinador de futebol, além de dedicar mais de 30 anos da vida à escolinha de formação desportiva, vinculada à Secretaria Municipal de Esportes", cita.

Nascido em Mococa (SP), Djalma começou na várzea. Após o incentivo de algumas pessoas, fez testes em clubes da capital, como a Portuguesa de Desportos e Nacional. Mas, foi no São Paulo em que o jovem atleta foi aprovado. No Tricolor, ele passou por todas as categorias de base, até chegar ao profissional.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O São Paulo o emprestou para o Clube Atlético Paranaense para disputar o Campeonato Paranaense. Djalma ainda passou pelo Vasco da Gama, onde jogou com o badalado goleiro Emerson Leão, além do Corinthians. Em seguida, defendeu o Londrina, Bragantino, Noroeste, Marília, pelo extinto Corinthians de Prudente, Penapolense, Goiatuba de Goiás e, por último, Dracena.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Como técnico, Djalma comandou Osvaldo Cruz, Tupã, Assis, Cândido-motense, Corinthians de Prudente, além de diversos clubes do Paraná, onde conseguiu acessos para a Primeira Divisão do Paranaense.

Aposentado dos gramados, ingressou como professor das escolinhas de base mantidas pela Prefeitura de Prudente, desde a extinta Autarquia Municipal de Esporte (Amepp). Djalma também foi árbitro dos campeonatos realizados pelo Tênis Clube de Prudente.

“É gratificante poder ajudar os jovens a serem futuros atletas ou até mesmo formar cidadãos mais conscientes e disciplinados", disse Luís Carlos Djalma, durante entrevista ao jornalista Marcos Chicalé, em 2020.

No ano passado, o treinador recebeu o título de "Cidadão Prudentino" em homenagem na Câmara Municipal, além de ter seu rosto estampado em mural pintado na sede da Semepp.

Foto: Arquivo/Marcos Chicalé/Semepp

O corpo do desportista foi sepultado na tarde deste sábado, em Cianorte. Djalma deixa esposa, cinco filhos e cinco netos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.