O especialista em Biomecânica e Avaliação Física pela Faculdade Metropolitana Unidas (FMU), Winston Marcelo Lima, visita Presidente Prudente para falar sobre segurança na musculação aos profissionais da área. O personal trainer e coordenador técnico-científico participará do Fitness Prudente 2011 com o curso “Treinamento de Força: métodos, sistemas, eficiência e segurança”, no dia 16 de outubro, das 9h às 18h.
“Irei abordar conceitos sobre segurança musculoesquelética na realização dos exercícios de força, sejam eles de caráter agudo ou crônico. A ferramenta será a biomecânica”, destaca Lima.
A parte da biofísica que estuda a mecânica dos organismos vivos é a biomecânica – ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas nas universidades. É também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos cursos superiores de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
De acordo com o especialista, seu curso, que irá durar aproximadamente oito horas, será exposto em três métodos diferentes. “Porém, irei elucidá-los apenas na aula, visto que isso implica numa mudança de paradigma e quero que seja de certa forma efeito surpresa, já que os conceitos acadêmicos não são muito conhecidos pela maioria dos profissionais que atuam na prática”, justifica Lima.
O vencedor do Campeonato Estadual Paulista de Culturismo e Fitness da International Federation of BodyBuilders (IFBB) em 2010 ainda aponta que os sistemas de treinamento utilizados atualmente serão abordados “um por um”. “Vou descrevê-los e discutir sobre como e quanto sua aplicação é válida. São o caso das super-séries, bi-séries dentre muitos outros”, adianta.
Para aumentar a eficiência dos exercícios executados, Lima volta a frisar a aplicação da biomecânica. “A detenção de tais conhecimentos possibilita a sua execução prática para aumentar a eficiência mecânica os exercícios”, pontua.
“No demais, irei abordar a montagem de programas e séries, as combinações possíveis, intervalos dentre outros. Meu objetivo é acrescentar idéias, experiências e conceitos úteis para a formação profissional dos participantes”, finaliza Winston Lima.
O atleta, que pratica musculação há 19 anos e culturismo desde 2005, a aplicação da biomecânica o ajudou a evitar lesões. “Nunca [sofri lesões], graças a Deus. E é por isso que insisto tanto na capacitação continuada dos profissionais que prescrevem os exercícios. Conhecimento em biomecânica é fundamental”, salienta.