Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Dores musculares em cães e gatos aumentam no inverno

Da Redação

Em 21/07/2021 às 11:19

Sintomas são diferentes em cães e gatos. É importante a atenção dos tutores aos sinais emitido

(Foto: Cedida/AI)

O frio chegou e com ele aumenta a lista de cuidados com os animais de estimação. Manter cães e gatos confortáveis durante o inverno proporciona melhor qualidade de vida para eles e mais alegria para a família. 

“Pets com dores ficam desanimados e tristes. Isso afeta toda a casa. Por isso, é preciso atenção dos tutores aos sinais de dores e desconforto dos cães e gatos. O objetivo é resolver eventuais transtornos causados pelo frio o mais rápido possível”, explica a veterinária Patricia Guimarães.

As dores causadas por problemas musculoesqueléticos podem se intensificar durante épocas ou dias mais frios. Além disso, recomenda-se atenção especial para cães e gatos mais velhos. “Os animais idosos são os que mais sofrem. Assim como os humanos, eles comumente apresentam quadros de artrite, artrose, osteoartrite e problemas de coluna, como hérnia de disco ou bicos de papagaio, e podem sentir dores mais intensas nos dias frios", cita.

"Também, com o passar dos anos, ocorre diminuição da massa muscular e da camada de gordura. Isso dificulta a manutenção da temperatura corporal dos pets. As baixas temperaturas também contribuem para a diminuição da imunidade de qualquer animal, facilitando a entrada de vírus ou bactérias no organismo. Por isso, é necessário redobrar a atenção com os nossos pets”, esclarece a especialista.

Atenção aos sinais

Os sintomas são diferentes em cães e gatos. É importante a atenção dos tutores aos sinais emitidos.

De acordo com Patricia Guimarães, os cães praticamente "falam com a gente". "É mais fácil perceber quando estão com algum problema, pois existe uma alteração no padrão comportamental desses animais; eles ficam mais quietinhos, param de interagir com os seus tutores e de se alimentar", fala.

"Então, é possível saber quando existe algo errado. Já com os gatos essa percepção é mais difícil. É necessário ficar atento às mudanças de comportamento para entender o que está acontecendo”, complementa.

O que fazer

Para evitar as dores crônicas durante o inverno é importante manter os animais aquecidos e, quando necessário, tratá-los adequadamente. Há no mercado medicamentos suplementos alimentares que auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças musculoesqueléticas, além de trabalharem na prevenção e diminuição da velocidade de degeneração da cartilagem articular. 

“Vale lembrar que tratamentos alternativos como a acupuntura, oriunda da Medicina Tradicional Chinesa, contribuem também para o controle da dor, se mostrando muito eficaz como recurso coanalgésico, pois associada com condroprotetores e anti-inflamatórios, melhora a condição de bem-estar dos pets”, enfatiza.

Para a administração de qualquer medicamento é importante passar por avaliação de veterinário. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.