Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

"Éramos uma incógnita", afirma Tupã sobre ano de 2009

Prefeito de Prudente compara primeiros anos dos dois mandatos

Rogério Mative

Em 28/12/2013 às 14:55

(Foto: Arquivo)

A partir deste sábado (28), o Portal Prudentino publica uma série de reportagens com o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello (Tupã), sobre os desafios para o próximo ano, as eleições de 2014 e sua possível candidatura, além do seu padrinho político o ex-prefeito Agripino Lima, e o transporte público coletivo.

Neste primeiro texto, o chefe do Executivo comparou o primeiro ano de seus dois mandatos: 2009 e 2013. "Não gosto muito de fazer avaliações, mas nós podemos avaliar. Se voltarmos no tempo, naquela época nós havíamos vencido uma eleição apertada, uma eleição difícil e éramos uma incógnita", lembra Tupã.

Em 2008, apoiado pelo ex-prefeito Agripino Lima, o então ex-secretário de Obras, Milton Carlos de Mello, venceu o radialista e já deputado estadual Ed Thomas com 52.691 votos, contra 49.020 de seu adversário. Uma diferença de apenas 3.671.

"Sabíamos que existia uma desconfiança de parte da população, de como seriam feito os trabalhos a frente da Prefeitura. Se iria ter ingerência de pessoas. Se nós iríamos trabalhar para grupos [políticos]. Enfim, pudemos nos quatro primeiros anos, mostrar para a população qual era nosso pensamento, nossa vontade", afirma.

Depois de quatro anos do primeiro mandato, Tupã foi reeleito com 59.437 mil votos, contra 28.933 de Agripino Lima, que não teve os votos computados, e 26.976 de Fábio Sato. Diferença de mais do que o dobro para cada um: 30.504 e 32.461 votos, respectivamente.

"Esse ano [2013] procuramos ajustar algumas situações, erros que havíamos cometido [no primeiro mandato]. Mas trabalhar sempre no espírito de união. Chamar nossos deputados, a população prudentina, a comunidade, para que pudesse nos auxiliar no trabalho de recuperação da imagem da nossa cidade", menciona.

Sobre a prestação de serviços aos munícipes, o chefe do Executivo analisa "de uma maneira muito positiva". "Se nós fizermos um comparativo com prefeitos que assumiram esse ano, com o trabalho que a gente conseguiu desenvolver nessa somatória de esforços, eu avalio como muito positivo esse ano", expõe.

Além disso, Tupã destaca que administrar uma cidade do porte de Presidente Prudente "é um desafio". "Não tem dia, não tem hora. As preocupações são muitas, em vários setores. A gente se preocupa com creche, saúde, mas também temos questões ambientais, como o lixão, questões habitacionais. Situações em relação a agricultura. É um montante de coisas muito grande. Acho que podemos dar continuidade ao trabalho que realizamos, mas podemos melhorar", avisa.

O que fez Prudente se destacar nos últimos anos foi a captação de recursos junto ao Governo do Estado e a União. Este fato é colocado pelo prefeito como "um desafio". "[Precisamos] dar continuidade na captação de recursos tanto a nível federal como a estadual. Nós recebemos um volume e uma ajuda do Governo Federal e do Governo do Estado muito grande", frisa.

"Por isso, temos que procurar manter esse bom relacionamento. Manter o caixa da Prefeitura equilibrado. Não fazendo loucuras. Sabendo que a Prefeitura funciona como uma empresa. Arrecada, pode gastar aquilo. Não inchar a máquina administrativa. Cobrar um serviço de excelência para o munícipe. Cobrar um bom atendimento. São vários desafios e acho que podemos manter e melhorar. A expectativa é muito grande", finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.