Da Redação
Em 09/09/2024 às 09:41
Em meio as sementes coletadas estão as de árvores como um Ipê roxo de mais de 25 metros de altura
(Foto: Homéro Ferreira/AI Unoeste)
Neste ano, a comemoração do Dia da Árvore inclui a ação regional da coleta de sementes de mais de 50 espécies nativas da Mata Atlântica/Cerrado, sendo boa parte da área de preservação permanente em parte dos 200 hectares do campus 2 da Unoeste de Presidente Prudente.
Um mostruário educativo, até agora tem 52 espécies, será apresentado para alunos de escolas de Prudente e região. Sobre a maior parte das sementes, a previsão é lançar ao longo das margens do córrego do Limoeiro, incluindo o contorno do Balneário da Amizade.
São atividades incluídas no planejamento da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste junto com a 3ª Companhia de Polícia Ambiental, com vasta programação para o dia 23 deste mês, uma segunda-feira.
O evento de grande apelo e denominado "Chamada Ecológica" ocorrerá no primeiro útil subsequente ao Dia da Árvore, que é 21 de setembro, um sábado. Será das 8h às 12h no campus 2, com ampla programação.
Compromisso global
O conjunto de atividades é visto como inédito, do ponto de vista da quantidade e da qualidade da finalidade de vivenciar o que apregoa os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Responsável pelo Viveiro de Mudas da Unoeste, o técnico florestal em meio ambiente e engenheiro agrônomo Antonio Donizete Gonçalves conta que em meio as sementes coletadas estão as de árvores como um Ipê roxo de mais de 25 metros de altura.
Dentre outras espécies frondosas – tais como Jacarandá-farinha-seca, Jatobá e Tamburi – tem um Pau d´alho com 6,86 metros de diâmetro. Suas sementes misturadas as de outras espécies nativas deverão ser lançadas pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Entendimentos iniciais
O comandante da 3ª Companhia de Polícia Ambiental, capitão Júlio César Cacciari de Moura está empenhando em conseguir a aeronave, conforme conversado com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.
Ampla programação
Como parte das atividades pelo Dia da Árvore, a Polícia Ambiental fará a soltura de aves resgatadas de criação irregular em cativeiro, destruição de gaiolas e exposição de aves e animais taxidermizados.
A Unoeste também apresentará animais taxidermizados, do Acerco Educacional de Ciências Naturais (Aecin). Haverá apresentação musical, atividades de artes, plantio de árvores, jogos da memória e distribuição de cartilha sobre o peixe Betta.
Outras atrações: projeto Tampinhas da Esperança, expedições, prática pedagógica urbana de arquitetura e urbanismo e visita à Sala Betha.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.