Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aos 83 anos, morre "o homem de imprensa” Geraldo Soller

ROGÉRIO MATIVE

Em 20/01/2015 às 15:15

Soller também atuou na Difusora 900 Khz, Comercial 1440 Khz e antiga Prudente AM 1070 Khz e foi diretor de “O Imparcial”, ao lado de Mário Peretti.

(Foto: Arquivo/Imparcial)

Um dos mais completos jornalistas da história prudentina, Geraldo Soller faleceu nesta terça-feira (20), aos 83 anos. Nascido em Pradópolis, Soller chegou em Prudente com seis anos de idade, onde marcou sua vida trabalhando por 65 anos no Jornal O Imparcial, de serviços gerais a diretor do impresso.

Segundo apurou o Portal, Soller sofreu mal-estar, sendo internado na Santa Casa de Misericórdia. A confirmação da morte do jornalista foi divulgada pelo jornal por volta das 13h desta terça-feira.

O Homem de Imprensa

Geraldo Soller chegou em Presidente Prudente aos seis anos de idade. Aos 12, começou a trabalhar nas oficinas do jornal “A Voz do Povo”. As tarefas iniciais eram varrer o chão, lubrificar as máquinas, lavar sanitários, e outros serviços gerais. Aproveitando as horas de folga, aprendeu como compor linhas cheias para jornal.

Depois de pouco mais de um ano, Paulo Peixoto e Heitor Graça levaram o jovem para o Jornal “O Imparcial”. Foi ali, ouvindo a transmissão de um jogo de seu time do coração, o Palmeiras, que escreveu sua primeira matéria esportiva. O texto serviu para o fechamento da última página da edição daquele dia: 3 de junho de 1945. Nesta data nascia o jornalista Geraldo Soller, “O Homem de Imprensa”. Até hoje, um dos mais respeitados por companheiros de imprensa.

Soller também atuou nas rádios Difusora 900 Khz, Comercial 1440 Khz e antiga Presidente Prudente 1070 Khz - atual Jovem Pan News - e foi diretor de “O Imparcial”, ao lado de Mário Peretti.

Como colunista, cronista e redator de “O Imparcial”, Geraldo Soller desempenhou outras atividades, prestando assessoria de imprensa e de relações públicas. Ele também é autor do livro “Pinceladas do Cotidiano”.

Homenageado

Em 2012, Soller foi homenageado pela Câmara Municipal através de projeto de lei que modificou o nome da Rua Um, do Parque Residencial Mart Ville, para Rua “Jornalista Geraldo Soller”.

No ano seguinte, as crônicas de Soller foram tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o tema: “Jornalismo Literário: História e Sociedade nas crônicas de Geraldo Soller”.

Indefinido

O velório é realizado na Casa de Velórios Athia e o sepultamento está marcado para esta quarta-feira (21), às 9h, no Cemitério São João Batista.

Atualizado para correção às 10h15

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.