ROGÉRIO MATIVE
Em 21/01/2021 às 15:50
Auxiliar de Enfermagem receberá a vacina em ato simbólico marcado para as 16h30, no Centro de Triagem Covid
(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)
Ela perdeu a mãe durante a pandemia, porém, seguiu na linha de frente no combate ao coronavírus mesmo pertencendo ao grupo de risco. Agora, Odete Rosa de Souza, 61 anos, entrará para a história de Presidente Prudente como a primeira pessoa imunizada contra a doença.
A auxiliar de Enfermagem receberá a vacina em ato simbólico marcado para as 16h30, no Centro de Triagem Covid, que está instalado na Praça da Juventude da Cohab.
O ato marcará o início da imunização de profissionais de Saúde, como médicos, enfermeiros e auxiliares. As vacinas chegaram ao município na tarde desta quinta-feira (21), após quatro dias de espera.
Servidora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, Odete é paciente renal crônica e hipertensa, contudo, continuou trabalhando durante toda a pandemia.
Durante a jornada travada nos últimos meses, ela ainda sofreu um duro golpe: a mãe idosa infelizmente contraiu a covid-19 e morreu por conta da doença.
Mesmo assim, não se afastou do trabalho tornando-se exemplo de dedicação, o que fez ser escolhida para receber a primeira vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Sem privilégios
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Delton Eustasio Ferraz, apenas profissionais que atuam na linha de frente serão imunizados nesta etapa. "Vai ser feita a imunização primeiramente das pessoas que estão na frente de batalha contra a covid. Então, médicos, enfermeiros e auxiliares que estão no atendimento direto. Não vai ser feito, infelizmente, para o pessoal da parte administrativa", explica.
"Agora, não é para ser feita vacinação no pessoal do setor de administração. Eu sou médico e não vou tomar", alerta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.