ROGÉRIO MATIVE
Em 04/09/2020 às 12:59
Na fase amarela, os estabelecimentos ficarão abertos por oito horas
(Foto: Arquivo)
Após quase três meses da vez que esteve na fase amarela, a região de Presidente Prudente conseguiu, nesta sexta-feira (4), avançar de fase no plano de flexibilização imposto pelo governador João Doria (PSDB). Desta forma, comércio e prestadores de serviços terão horários ampliados; serviços não essenciais serão retomados.
Nessa fase, poderão ser reabertos bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas e expediente limitado a oito horas por dia.
Para passar de uma fase para outra, cada região é analisada segundo cinco critérios: taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para o novo coronavírus, quantidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, evolução de novos casos nos últimos sete dias, evolução de novas internações nos últimos sete dias e variação de óbitos nos últimos sete dias.
Regras para bares e restaurantes
O consumo local em restaurantes e similares continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.
O funcionamento tem como limite até as 17h para consumo no local, e seguem abertos com atendimento para retirada no local e entregas.
Caso a região permanece com os números estabilizados por 14 dias, bares e restaurantes passam a funcionar até 22h com consumo no local. Contudo, os horários podem ser alterados por meio de decreto municipal.
O que muda para o comércio e shoppings
Atualmente, lojas do comércio central e de shoppings podem funcionar por apenas quatro horas. Na fase amarela, os estabelecimentos ficarão abertos por oito horas, com limite de atendimentos em relação à capacidade total de cada local estipulado em 40%.
No caso de shoppings e galerias, as praças de alimentação só poderão funcionar com consumo no local caso tenham espaços ao ar livre ou em áreas arejadas.
Academias
As academias poderão funcionar com ocupação máxima limitada a 30% da capacidade do local. O atendimento deverá contar com agendamento prévio e hora marcada.
Permissão apenas de aulas e práticas individuais, mantendo-se as aulas e práticas em grupo suspensas.
Fase verde ainda distante
Para passar da fase amarela para a verde, a região precisará ter uma taxa de ocupação de leitos de UTI entre 75% e 70%. No entanto, para que isso ocorra, a região precisará permanecer por 28 dias consecutivos na fase amarela.
*Atualizada às 13h22 para correção e acréscimo de informações sobre horários e regras a estabelecimentos
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.