Faturamento deve atingir R$ 875,2 milhões, segundo FecomercioSP
Da Redação
Em 27/11/2024 às 12:23
Lojas de vestuário e calçados devem ter aumento de 4,3% nas vendas
(Foto: Arquivo/EBC)
As perspectivas de vendas para a Black Friday na região de Presidente Prudente são positivas. Em novembro, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais influenciados pela data deve crescer 10,5% e atingir R$ 875,2 milhões, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As cinco atividades selecionadas devem apresentar crescimento no mês de novembro, com destaque para aquelas que comercializam os itens mais procurados durante a Black Friday.
A maior taxa de crescimento deve ser das lojas de móveis e decoração, com uma previsão de 54,4% de aumento nas vendas. No entanto, é importante destacar que este é um segmento de menor faturamento, sendo comum o registro de grandes variações para cima ou para baixo. Já o faturamento do varejo de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve exibir alta de 14,1%.
Os segmentos que comercializam bens essenciais de consumo também devem apresentar um bom desempenho. As vendas, tanto de farmácias e perfumarias quanto de supermercados, devem crescer 9,4%. Por fim, a expectativa é de que o faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados aumente 4,3% em relação a novembro de 2023.
De acordo com a FecomercioSP, as projeções otimistas estão baseadas no mercado de trabalho aquecido e nas sucessivas quedas da taxa de desemprego, ou seja, há um aumento no contingente de pessoas com capacidade para consumir e o montante de recursos do décimo terceiro salário a ser injetado na economia será maior. Além disso, a renda cresceu e o mercado de crédito também tem exibido um desempenho positivo.
“Durante o mês de novembro, o comércio esteve movimentado com diversas liquidações, intensificadas na última semana com a chegada da Black Friday, em 29 de novembro. Essa data representa uma excelente oportunidade tanto para os consumidores, quanto para os lojistas. Os comerciantes renovam seus estoques para atender à crescente demanda de dezembro e para os consumidores, é uma chance imperdível de aproveitar ótimas ofertas”, destaca Vitalino Crellis, presidente do Sincomércio e diretor da Fecomercio SP.
A Black Friday dá início ao período de alta nas vendas de fim de ano e serve como um indicador de tendência. Durante a ocasião, os varejistas conseguem avaliar a disposição de compra dos consumidores, os produtos com maior demanda e até mesmo o perfil de pagamento.
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