Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cardiologia: saiba mais sobre a especialidade que cuida do coração

Informe Oeste Saúde

Em 18/01/2021 às 09:50

Consultas devem ser feitas sempre que surgirem sinais que possam indicar alterações no coração

(Foto: Ilustração)

Identificando e tratando doenças cardíacas, bem como os outros componentes do sistema circulatório, a cardiologia é a especialidade médica responsável por cuidar do músculo mais importante do nosso corpo: o coração.

Para pessoas que têm alguma doença cardíaca diagnosticada, é recomendado visitar o médico cardiologista a cada seis meses, ou conforme orientação, para a realização de exames e ajuste do tratamento quando necessário. Em outros casos, as consultas devem ser feitas sempre que surgirem sinais que possam indicar alterações no coração.

É importante que os homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 50 que não apresentam história de problemas no coração façam consultas anuais com o especialista.

Mas para aqueles que têm fatores de risco ou histórico de problemas cardíacos na família, homens a partir dos 30 anos e mulheres a partir dos 40, devem ir ao cardiologista para realizar o check-up médico.

Quais são as principais doenças cardiovasculares?

Arritmia: é caracterizada pelo batimento irregular do coração, ou seja, o órgão pode bater mais lento ou mais rápido que o normal; podendo ou não alterar seu desempenho e função, colocando a vida do paciente em risco.

Insuficiência cardíaca: o coração tem dificuldades para bombear corretamente o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço excessivo e inchaço nas pernas ao final do dia. 

Infarto: também conhecido com ataque cardíaco, é uma das doenças cardiovasculares mais comuns, caracterizado pela morte de células de uma parte do coração, normalmente devido à falta de sangue nesse órgão.

Hipertensão e hipotensão: A hipertensão é caracterizada por um aumento patológico persistente da pressão arterial. Já a hipotensão, caracteriza-se pela diminuição dos valores da pressão arterial, acompanhada de sintomas decorrentes desta queda.

Sopro no coração: é um ruído produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração. Cerca de 40%, 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes sem nenhuma outra alteração e com desenvolvimento físico absolutamente normal.

Quando devo procurar o cardiologista?

Alguns sintomas pedem a avaliação de um médico cardiologista: palpitações ou taquicardia; falta de ar no repouso ou no esforço; cansaço excessivo sem razão aparente; dor ou desconforto no peito; ronco frequente durante o sono.

Também má digestão, enjôo ou perda de apetite; tosse seca e persistente; suor frio; tonturas ou desmaios frequentes; inchaço nas pernas, tornozelos e pés; cor azulada nas pontas dos dedos.

Atendimento ágil e de qualidade

A Oeste Saúde conta com um completo Centro Médico de Especialidades para garantir atendimento ágil e de qualidade aos beneficiários e demais cidadãos. Agende sua consulta com o médico cardiologista e faça o check-up cardiológico em um só lugar, com conforto e segurança.

Saiba mais pelo telefone: (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.