ROGÉRIO MATIVE
Em 26/11/2020 às 11:05
Em Prudente, 991 pessoas infectadas permanecem com o vírus ativo e, desta forma, podendo transmitir a doença
(Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)
Provável aumento no número de infectados por coronavírus nos próximos dias, em Presidente Prudente. É o que projeta o Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e Unesp para o monitoramento da pandemia em todo o Estado de São Paulo. Atualmente, a capital do Oeste Paulista apresenta uma taxa de retransmissão da doença em 2,11, ou seja, quase o dobro da média nacional, que está em 1,54.
O índice de contágio (RT) é importante para apontar quantas pessoas serão contaminadas por um infectado, além de auxiliar na projeção da velocidade de transmissão da doença. O número deve ficar abaixo de 1 para que seja visualizada queda de novos casos.
Em Prudente, 991 pessoas infectadas permanecem com o vírus ativo e, desta forma, podendo transmitir a doença. Há ainda 1.005 casos suspeitos que aguardam por resultados de exames.
"Houve um aumento importante da transmissão do vírus e isso agora reflete no número de casos e internações. Óbitos levam mais tempo para aparecer", comenta o epidemiologista e professor do Departamento de Saúde Preventiva da USP, Paulo Menezes, em entrevista ao Jornal Folha de S. Paulo.
Segundo ele, é necessário que seja interrompida a transmissão do vírus desde já. "A sociedade, especialmente os adultos jovens, entendeu que o estágio [relaxamento da quarentena] é sinal verde para poder fazer o que quiser, ir a bares, baladas, festas familiares. E o reflexo foi rápido", pontua.
Um outro fator apontado pelo especialista para o aumento de contágio foi o período eleitoral. "Envolveram muito contato direto, muitas pessoas aglomeradas", expõe.
Em números
Nos últimos dias, Prudente apresenta média diária de 50 novos casos, o que aponta crescimento de 5,6%. No total, 7.072 pessoas foram infectadas desde o começo da pandemia na cidade.
Também houve reflexo nos hospitais, com a taxa de internação subindo 8,57%. No momento, 38 prudentinos seguem internados, sendo que 11 pessoas estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Com as novas mortes, o aumento representou 1,92%. Nessa quarta-feira (25), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou a 159ª morte provocada pelo coronavírus: um homem de 58 anos.
Flexibilização em xeque
Atualmente, a região de Presidente Prudente está na fase amarela, com boa parte do Estado de São Paulo na fase verde. Ambas possibilitam a abertura de bares e restaurantes, além de atividades culturais, com restrições mais brandas.
Contudo, o Comitê de Contingência da Covid-19 vai orientar o governador João Doria (PSDB) a colocar todo o Estado na fase amarela como forma de conter a propagação do vírus. A atualização do plano de flexibilização deve ser realizada na próxima segunda-feira (30).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.