Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Comed protesta contra retorno das aulas presenciais em maio

Sem vacina, conselho pede suspensão de atividades na rede particular

ROGÉRIO MATIVE

Em 07/04/2021 às 16:33

Para o órgão,as aulas remotas eram e continuam a ser a alternativa "mais viável' diante do atual cenário da pandemia na cidade

(Foto: Arquivo)

O Conselho Municipal de Educação (Comed) divulgou, nesta quarta-feira (7), nota pública contra a possível retomada das aulas presenciais nas redes municipal e estadual de ensino de Presidente Prudente. O órgão também critica a manutenção das atividades na rede particular, mesmo com restrição do número de alunos em sala.

A manifestação do conselho - que é consultivo e deliberativo - ocorre após a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) publicar resolução projetando o retorno dos estudantes a partir do dia 3 de maio. Contudo, a retomada dependerá do cenário que será visto até lá em relação ao pico da pandemia do coronavírus.

O órgão é totalmente contrário às aulas presenciais nas redes públicas do município. Também cobra a suspensão imediata das atividades nas escolas particulares.

"Persistindo na defesa da tese de que a decisão pela volta às aulas presenciais nas redes pública municipal e estadual e a continuidade das aulas presenciais de forma escalonada na rede privada deve ter como parâmetro os pareceres da comunidade escolar e das autoridades sanitárias", diz.

Para justificar sua posição, o Comed cita o colapso enfrentado pelo sistema hospitalar da região desde o mês passado, a alta no número de mortes, além da falta de vacinação para profissionais do setor educacional.

"É preciso sensibilidade das autoridades locais para a também suspensão imediata de aulas presenciais por aqui", cita o presidente do Comed, Rogério José da Silva, em nota.

Segundo ele, é "inegável" que as pessoas que compõem a comunidade escolar correm risco de serem infectadas, de terem complicações no agravamento da doença e também de passarem adiante o vírus a seus próximos. "Bem como aos alunos, já que não há testagem em massa no município para o diagnóstico precoce e redução de taxas de transmissão do vírus", fala.

Achou contraditório

O Comed acredita que liberar as escolas particulares para aulas presenciais, mesmo com limitação de alunos, é contraditório. " As recomendações de protocolo no município de Presidente Prudente, orientadas pelo Decreto nº 31.755/2021, apresentam informações específicas, mas possíveis de questionamento". 

"O Comed entende como contraditória a suspensão das aulas presenciais nas redes municipal e estadual e apenas uma recomendação para as escolas da rede privada priorizem aulas online. Há riscos de infecção em qualquer dos ambientes. Todavia, para o caso de persistência da questionável recomendação, que ao menos se considere algo relativo a um tempo máximo de segurança pelo qual as aulas possam se estender", sugestiona. 

Defende aulas online

Para o órgão,as aulas remotas eram e continuam a ser a alternativa "mais viável' diante do atual cenário de piora nos dados da pandemia até que todos os profissionais sejam imunizados, o que deve demorar, ao menos, mais três meses [dependendo da vacina aplicada] para o calendário completo - a vacinação desse público começa no próximo dia 12.

"Este conselho defende ser necessário que as aulas nas redes municipal e estadual continuem de forma remota e que, urgentemente, as escolas da rede privada também adotem de forma integral o ensino remoto, para a segurança de toda sua comunidade escolar, até que todos os seus profissionais sejam vacinados e que o período para que a vacina surta efeito seja respeitado", defende.

O Comed afirma que não há segurança para manter as aulas presenciais na rede privada de ensino, tampouco cogitar o retorno nas redes municipal e estadual. "Sem o cuidado com a preservação de vidas, não há razão alguma para qualquer trabalho pedagógico e educativo", frisa.

Ainda nada certo

De acordo com a resolução publicada pela Seduc, o retorno presencial dependerá da situação da cidade no próximo mês em relação à pandemia. "Essa data [3 de maio] poderá ser alterada em atendimento às orientações das autoridades de saúde e educacionais, visando a contenção da covid-19", avisou a secretária municipal de Educação, Sonaira Fortunato Pereira.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.