Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Dia Mundial da Limpeza terá ação conjunta para recebimento de resíduos

Material recolhido por municípios da região será processado e reutilizado

Da Redação

Em 16/09/2021 às 16:37

Material recolhido por municípios da região será processado e reutilizado

(Foto: Cedida/AI)

No sábado (18), é comemorado o Dia Mundial da Limpeza. Pelo quarto ano consecutivo, voluntários percorrerão vários pontos das cidades retirando resíduos descartados de forma irregular em praças, parques e fundos de vale. 

Na região, uma ação entre o setor privado e municípios promoverá o recolhimento e destinação correta de todo material como sofá, armário, cadeira, resto de material de obra, madeira, entre outros.

Até o momento, já confirmaram participação na campanha as cidades de Caiabu, Martinópolis, Anhumas, Pirapozinho, Indiana e Álvares Machado.

De Portas Abertas

A ação 'Transforma de Portas Abertas' visa o recebimento e destinação correta de todo material recolhido em vários municípios da região, de forma gratuita, por meio de parceria com as Prefeituras. E, assim, acelerar o processo do descarte correto desses materiais.

"Essa campanha é de grande importância para que as pessoas tenham uma opção de destinação correta e não descartar os resíduos em qualquer lugar, como fundos de vales. E, assim, evitar o acúmulo e criação de vetores, como mosquito da dengue e até de escorpiões, com alta incidência em Presidente Prudente", comenta a engenheira ambiental da empresa, Nelissa Garcia Balarim.

Podem participar da ação prefeituras, pessoa física ou jurídica. "Se a pessoa tem um sofá, armário, cadeira, resto de material de obra, madeira, e quiser nos destinar, não cobraremos nada", diz o diretor-presidente da Transforma Energia, Felipe Barroso.

Economia para Prefeituras e empresas

Barroso ressalta a economia gerada aos cofres públicos e privados ao receber os resíduos das cidades sem cobrar pelo serviço. "Os aterros sanitários cobram entre R$ 80 a R$ 120 por tonelada para dispensar esses materiais. E nós estamos fazendo isso de graça, seja para pessoas físicas, jurídicas ou prefeituras", diz.

"Estamos abertos para ajudar na limpeza urbana, sem custo e ainda auxiliando as prefeituras a evitar gastos públicos”, complementa. 

Ele chama atenção ainda para o reaproveitamento de todo material, que será transformado em energia renovável. “Além do resíduo ser processado e reutilizado, vai se tornar energia renovável e não ser simplesmente enterrado. De um passivo de cidade suja a gente transforma para geração de energia renovável contribuindo para minimizar os efeitos da crise energética que estamos passando", finaliza.

Saiba mais

O Dia Mundial da Limpeza tem como missão a conscientização da sociedade sobre os impactos ao meio ambiente por conta de resíduos sólidos urbanos descartados irregularmente.

Nascida em 2008, a ação mobilizou voluntários para a limpeza de bairros, praias e demais espaços públicos na Estônia, país no norte da Europa com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes. A iniciativa que visava limpar todo o país em cinco horas reuniu mais de 50 mil pessoas naquele dia. 

A ideia deu tão certo que percorreu o mundo, totalizando mais de 180 nações unidas para uma 'limpeza total'. Após 11 anos, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza com status de movimento global. Desde 2018, cerca de 50 milhões de pessoas saíram de casa para limpar rios, praças e parques.

Serviço

Em Indiana e Álvares Machado, serão realizadas campanhas de coleta no dia e ao longo da próxima semana. Em Machado, haverá mutirão de limpeza no dia 18, das 8h30 às 11h30, com concentração no Campo Municipal, que fica na Rua Monsenhor Nakamura, s/n.

Durante a manhã, será feito o credenciamento das pessoas participantes. Em seguida, limpeza mental, alongamento e caminhada. Às 9h30, início do mutirão.

De 20 de setembro a 1º de outubro, a Prefeitura fará o recolhimento dos resíduos por setor. A cada dia, bairros diferentes serão atendidos pela iniciativa.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.