Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ed revoga suspensão de pagamento de gratificações a servidores

ROGÉRIO MATIVE

Em 19/01/2021 às 09:53

Apesar de revogar a suspensão, a Prefeitura não especificou no documento sobre a retomada do pagamento de novas gratificações

(Foto: Arquivo/Secom)

Suspenso desde fevereiro do ano passado, o pagamento das gratificações de função a servidores municipais deve ser retomado em Presidente Prudente. Nesta terça-feira (19), foi publicado decreto assinado pelo prefeito Ed Thomas (PSB) revogando artigo que travava o benefício.

Concedidas principalmente para funcionários da Saúde e Educação, as gratificações são pagas em decorrência da maior responsabilidade atribuída ao servidor no desempenho de uma determinada função, em geral, de comando ou de confiança. Na época, Prefeitura prometeu que a medida atingiria apenas a concessão de novos benefícios.

A suspensão de concessão de gratificações de função a todos os servidores foi tomada pelo ex-prefeito Nelson Bugalho (PSDB) como forma de frear os gastos da Prefeitura e cessar os seguidos alertas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) sobre despesas de pessoal.

Ela fazia parte do decreto que dispõe sobre medidas de contenção de despesas, reestruturação da administração pública, entre outros.

Na época, a justificativa foi em relação à diminuição de arrecadação enfrentada pelo município, em razão da crise financeira que assolava o país, que foi ampliada com a pandemia do coronavírus no mês seguinte.

Retomada incerta

Apesar de revogar a suspensão, a Prefeitura não especificou no documento sobre a retomada do pagamento de novas gratificações. 

Uma lei complementar federal proíbe conceder "a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública" até 31 de dezembro de 2021.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.