Da Redação
Em 19/04/2024 às 22:17
Ed aproveitou a presença do ministro para solicitar recursos à cidade, evidenciando algumas questões, principalmente relacionadas à educação e tecnologia
(Foto: Secom e AI)
Nesta sexta-feira (19), durante sua visita à cidade de Presidente Prudente, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu uma lista de pedidos por verbas das mãos do prefeito de Ed Thomas (MDB). O representante do alto escalão do governo federal também foi cobrado por auditores-fiscais em relação a pagamento de bônus salarial. Nesta noite, ele foi agraciado com o título de 'Cidadão Prudentino', em homenagem outorgada pela Câmara Municipal.
“Receber o ministro Luiz Marinho é receber o presidente da República. Nos reunimos aqui hoje para recepcioná-lo como autoridade de nosso país, mas também, em respeito à sua história e trajetória política. Também estamos aqui para mostrar o que temos de melhor, nossas crianças, nosso Projeto Aquarela, e para solicitarmos auxílio em algumas áreas”, comentou Ed.
Ed aproveitou a presença do ministro para solicitar recursos à cidade, evidenciando algumas questões, principalmente relacionadas à educação e tecnologia, considerando a formação de qualidade para crianças e jovens.
O prefeito mencionou sobre a situação das escolas municipais, que funcionam em prédios antigos e com fiação inapropriada para o recebimento de ar-condicionado. “Sofremos com temperaturas perto dos 40ºC. Nossas escolas precisam de novos padrões de energia. Conseguimos trocar de algumas, mas é uma obra de custo elevado”.
Foram entregues três ofícios, um solicitando recursos para adequação e instalação de ar-condicionado nas escolas da rede municipal, um para a busca de verbas a serem investidas no Projeto Aquarela, considerando principalmente a segunda unidade, inaugurada nesta semana, que ampliou o atendimento de 300 para 500 alunos, e o terceiro que visa a ampliação e modernização do laboratório de informática da Fundação Inova, com o objetivo de contribuir para a formação profissional e atender o mercado de trabalho, principalmente no setor da tecnologia.
O ministro afirmou que as demandas apresentadas serão repassadas ao governo federal. “Irei levar as demandas e partilhar com os colegas de governo. O compromisso do presidente Lula é de pensar o Brasil a partir das pessoas, das crianças, da juventude, das famílias e das necessidades, e olhar os bons projetos. Então, se tem bons projetos, tem mais oportunidade, independente da região do país onde que se encontra”, finalizou o Marinho.
Querem bônus
Luiz Marinho teve encontro com auditores do município na sede da Gerência Regional do Trabalho. Eles entregaram um documento que pede a regularização do 'Bônus de Eficiência' da categoria e valorização da carreira, em pauta conduzida pelo Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho.
A categoria, que está mobilizada, pede no documento a manutenção da isonomia de condições com os Auditores-Fiscais da Receita Federal, o fortalecimento do Ministério do Trabalho, e o cumprimento de um acordo, feito em 2016, por parte do governo federal.
“A isonomia vigora desde 1992, e passou por vários governos. Nosso apelo é que isto não se rompa exatamente nesta gestão, marcada pelo compromisso com as pautas trabalhistas”, afirmou o auditor Sebastião Estevam, diretor do SINAIT.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.