Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Equipes são preparadas para minimizar impactos na rede elétrica em período de chuvas

Da Redação

Em 12/09/2021 às 09:17

Equipes monitoram o sistema elétrico e realizam manobras à distância, diretamente do Centro de Operação

(Foto: Cedida/AI)

Historicamente, o mês de setembro dá início ao chamado período chuvoso, com aumento na incidência de chuvas, muitas vezes acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas em várias regiões do Estado de São Paulo. Por esse motivo, a concessionária Energisa Sul-Sudeste iniciou um plano de contingência operacional, elaborado e atualizado para direcionar as equipes na atuação nessas circunstâncias que podem impactar a distribuição de energia elétrica. 

O gerente do Departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Tiago Luis Diorio Sanches, explica que o plano de contingência reúne uma série de procedimentos operacionais que visam garantir a continuidade do fornecimento de energia e minimizar os impactos ao sistema elétrico e aos clientes durante situações de crise ou fenômenos associados a chuvas e tempestades. 

“Depois de um período longo de estiagem, algumas regiões do país são acometidas pelo chamado período chuvoso. Este fenômeno é muito comum em países tropicais, como é o caso do Brasil, que possui praticamente duas estações ao longo do ano: uma fria e seca e outra quente e chuvosa. Com a entrada do mês de setembro, damos início ao período marcado por chuvas e vendavais em nosso país.  Em anos anteriores, assim como já ocorreu nesta semana em algumas regiões, houve registros de tempestades, quedas de árvores e objetos lançados sobre a rede de distribuição. Com o plano de contingência preparamos nossas equipes e definimos as responsabilidades de forma a organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações para atuarmos com agilidade e segurança, a fim de minimizar, dentro do possível, os impactos dessas situações adversas”, detalha. 

Ele destaca a manutenção do sistema elétrico ao longo de todo o ano como forma de intensificar a prevenção. “Fazemos um trabalho de manutenção preventiva, com investimentos em infraestrutura e reforço de equipes para atendimento emergencial e, assim, estarmos preparados para esta época”, afirma Tiago. 

Além de se preparar para atuar nos dias de chuvas, o profissional alerta sobre a importância da comunidade adotar medidas preventivas e de segurança nos dias de chuvas. "Em dias de ventos e chuvas fortes, procure um local seguro para se abrigar. Em áreas mais abertas, principalmente na zona rural, fique longe de estruturas altas, como torres de telefone ou de energia. Também não se abrigue embaixo de árvores", fala.  

"Em casa, ao perceber a aproximação de tempestades, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras", complementa.  

Se encontrar cabos partidos no chão, não se aproxime em hipótese alguma, pois não é possível saber se o cabo está ou não energizado. Informe a concessionária imediatamente.  

Em caso de urgência, os canais de atendimento são:   

Aplicativo para celular Energisa On    
Gisa - (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp)    
www.energisa.com.br    
Call center – 0800 70 10 326    

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.