Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Famílias do Cambuci que seriam despejadas recebem lotes da Prefeitura

Da Redação

Em 27/11/2020 às 08:07

Famílias foram orientadas sobre as regras para o direito de uso dos lotes, cumprimento do contrato e prazos de construção

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

A Prefeitura de Presidente Prudente vai conceder 11 lotes no Residencial Francisco Belo Galindo para famílias que se encontram em situação de irregularidade no Jardim Cambuci. A ação é acompanhada pelo promotor de Justiça, Jurandir José dos Santos.

Em reunião nessa quinta-feira (26), os concessionários foram orientados sobre as regras para o direito de uso dos lotes, sobre o cumprimento do contrato, prazos e normas de construção. Também foi realizado um sorteio para definir qual terreno cada família receberá, dentro da quadra disponibilizada pela Prefeitura.

Na próxima terça-feira (1º), os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) acompanharão as famílias em uma visita para reconhecimento da área. A assinatura do contrato de concessão, com todos os dados e já com número do lote sorteado hoje, acontecerá nos próximos dias.

O contrato de concessão é válido por cinco anos. Ele determina que o beneficiário utilize o espaço cedido exclusivamente para fins de moradia, de maneira zelosa e limpa, custeando os serviços de conservação e reparação, com possibilidade de ser revogado caso não o cumpra. 

Após esse período, o concessionário poderá receber do município a posse definitiva.  

Ação de despejo

Um processo instaurado há cerca de 10 anos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) alega que houve construção irregular em área verde de risco, de preservação permanente e de propriedade pública no Jardim Cambuci, com determinação de despejo das 11 famílias que lá construíram sem qualquer tipo de legalidade.

Para que esses moradores não ficassem desamparados, a Prefeitura iniciou um processo com o objetivo de integrá-los ao Programa de Interesse Social, que concede o direito de uso de área pública em lotes urbanizados a cidadãos de baixa renda.

Segundo declaração do promotor de Justiça, a Prefeitura de Presidente Prudente seria notificada judicialmente para que cumprisse a regularidade em questão, sendo obrigatório o despejo e a limpeza da área. 

“Para evitar o meio legal, a Seplan procurou o MPSP, propondo o contrato de comodato a essas famílias, com objetivo de regularizar a situação, levando em conta não só as questões ambientais e urbanísticas, mas também as humanas”.

A Seplan verificou a disponibilidade de uma área no Residencial Jardim Francisco Belo Galindo, onde é possível alocar essas 11 famílias, e vem realizando adequações para que os moradores irregulares possam iniciar o processo de construção.

“Essa iniciativa não é uma obrigatoriedade do município, mas decidimos viabilizar a concessão pensando no bem-estar dessas famílias. Juntamente com o prefeito Nelson Bugalho, decidimos regularizar uma nova área para ampará-los. Eles vão ter que recomeçar, mas será de maneira legal, construindo no que é deles”, afirma Luiz Abel Gomes Brondi, secretário da pasta.

As famílias terão um prazo de 12 meses para desocupar a área invadida no Jardim Cambuci, a contar da assinatura do contrato. Esse mesmo período foi estipulado pela Seplan para que as famílias cumpram o projeto de habitação, que será fornecido de maneira gratuita. 

Esse projeto define regulamentações básicas de habitabilidade, como por exemplo a construção de uma área denominada “embrião de moradia”, para que se cumpra a regra mínima de sanidade.

Para que outros invasores não se aproveitassem da situação, somente as 11 primeiras famílias constatadas irregulares no local serão contempladas. “Cadastramos essas pessoas, exigimos comprovação e documentação, para que a prática não fosse estimulada. Os que ocuparam o local posteriormente não serão atendimentos nesse programa”, relata Brondi.

“As áreas públicas de proteção ambiental não podem ter sua destinação alterada, isso é assegurado pela Constituição Federal. Concedemos o prazo de adequação e iremos arquivar o processo, mas cobraremos da Prefeitura a fiscalização dessa e de outras áreas, para que a situação não se repita”, diz o promotor.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.