Da Redação
Em 06/09/2024 às 18:13
Ação realizada nos laboratórios tecnológicos da universidade teve parceria da Escola do Legislativo e da Diretoria de Ensino
(Foto: João Paulo Barbosa/AI Unoeste)
Uma imersão tecnológica deu início ao dia de vários alunos de escolas estaduais da área de abrangência da Diretoria de Ensino (DE) de Presidente Prudente. No campus 1 da Unoeste, representantes gremistas de mais de 40 delas participaram da Gincana do Saber, ação promovida pelo órgão público em parceria com a Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e com a universidade. A disputa de conhecimento consistiu em formato de quiz sobre a Coleção em Miúdos, de autoria de Madu Macedo.
A Coleção em Miúdos é editada pela livraria do Senado Federal e a autora abre mão dos direitos autorais. A coleção abarca as obras Constituição em Miúdos I e II, Código de Defesa do Consumidor (CDC), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha e Estatuto da Igualdade Racial, todos voltados para o público infanto-juvenil. O encontro é um desdobramento da Semana da Jornada Legislativa que foi realizada em maio deste ano envolvendo as escolas para uma Orientação Técnica sobre "Educação Legislativa Cidadã".
Para a supervisora de ensino da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, Silvana Moreli Vilches, a atividade faz parte do programa Educação Legislativa Cidadã em parceria com o Legislativo de Presidente Prudente. “Nós tivemos aqui um encontro para que os estudantes tivessem conhecimento da Coleção Miúdos. Essa coleção fala da questão da violência de gênero, violência racial, violência contra a mulher e diversos outros temas”.
Silvana pontua que é preciso transformar a sociedade, acabar com o racismo estrutural, melhorar as relações sociais e de convivência. “Precisamos desenvolver o acolhimento nas nossas escolas. E a nossa sociedade, no futuro, será feita desses estudantes. É dentro da escola que nós desenvolvemos os melhores princípios. A educação é o caminho, ela abre portas e caminhos e o estudante que constrói a sua história, se torna protagonista, pode fazer com que a nossa sociedade melhore a cada dia”.
A representante da DE enalteceu e agradeceu a parceria das instituições envolvidas na ação. “Estamos falando em educação, somos muito gratos à universidade por acolher os nossos alunos, ceder essas salas maravilhosas, incríveis, de tecnologia. Assim como nós professores, os alunos ficaram deslumbrados e é um movimento importante para que eles entrem no espaço de uma universidade. Nós agradecemos profundamente a parceria da Unoeste com a Diretoria de Ensino e a Câmara Legislativa de Presidente Prudente”.
De acordo com o coordenador do setor comercial e de relacionamento do Departamento de Marketing da Unoeste, César Rafael, a manhã teve o intuito de ampliar a visão de mundo dos estudantes. “Recebemos aqui a Escola do Legislativo, da Câmara dos Vereadores, junto com a Diretoria de Ensino de Prudente, e eles já tinham um material, mas precisavam encontrar de aplicar ele junto aos alunos. Com o Projeto Betha conseguimos aplicar de maneira interativa e tecnológica. Abraçamos essa parceria com as escolas e vimos o quanto foi bacana recebê-los aqui e o tanto que seria importante envolvê-los em nossas ações”.
Gincana com tecnologia de ponta
A gincana foi realizada na Sala Betha, local que reúne ensino lúdico e gamificado em cenários que utilizam realidades virtual, aumentada e mista, metaverso, peças 3D e aplicativos desenvolvidos na própria universidade, proporcionando “imersão tecnológica exclusiva”. Nela, os alunos em grupos competiram para responder o maior número de questões de maneira correta para, assim, avançarem para a segunda fase.
Na fase final, os alunos classificados participaram do quiz final na Arena Lab, sala altamente tecnológica e interativa que por meio da gamificação (metodologia ativa) instiga os alunos a tomadas de decisões ágeis por meio de jogos de conhecimento (perguntas e respostas). Toda a ação nos laboratórios foi conduzida pelo responsável pelo Departamento de Design Instrucional da Unoeste, Antônio Sérgio Alves de Oliveira, e suas equipes técnica e operacional.
“Foi surpreendente demais ver a qualidade desses alunos, dá para notar que eles estão buscando o conhecimento e isso reforça o papel da Unoeste, de democratizar o conhecimento. Buscamos aqui preparar com todo carinho todas as partes dos softwares, dos games, dos laboratórios e acho que o nosso papel diante disso é realmente fundamental e que juntou diversos setores da universidade, a exemplo do Marketing. Foi muito bom e divertido”.
Maycon Morano, diretor de comunicação institucional da Câmara Municipal de Presidente Prudente e diretor acadêmico da Escola do Legislativo, conta que na gincana os estudantes responderam questionamentos a respeito da coleção. “A Unoeste é parceira desde o começo da Escola do Legislativo, que leva o nome da vereadora, professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, uma das mais votadas da história de Presidente Prudente. E as perguntas são referentes aos temas que já foram trabalhados no mês de maio. Agora eles estão numa etapa eliminatória, já que a gincana é dividida em duas etapas de conhecimento”.
Maycon pontua que a estrutura da Unoeste é um grande diferencial na execução dessa atividade. “A estrutura tecnológica da Unoeste para levar algo diferente para estes estudantes, já que eles poderiam muito bem fazer essa gincana por meio de PowerPoint e um telão, é muito bacana. Provoca essa interatividade que é proporcionada pela integração entre a Sala Betha e a Arena Lab. Isso engaja mais eles, porque o objetivo é que eles levem isso de volta para suas escolas”.
Vencedores
Matheus Merizzi dos Santos Cruz é aluno da Escola Mirela Pesci Desideri de Presidente Prudente e o grande campeão da Gincana do Saber. “Gostei bastante. Eu gosto de atividades como essa, ainda mais que a Unoeste é a universidade que sempre quis estudar. Gostei muito, ter sido o vencedor foi muito bom. Espero poder fazer Direito aqui na Unoeste e seguir a tradição da minha família”.
Garantindo o segundo lugar na competição, Laura Giammeida Bigoni da Escola Profssora Angélica de Oliveira, de Alvares Machado, ficou encantada com a estrutura dos laboratórios. “Foi extremamente incrível e até indescritível, eu não consigo colocar em palavras. Eu gostei muito, nunca tinha visto antes essa tecnologia toda, parecia que eu estava em outro mundo”, disse em tom de empolgação.
Gislaine de Moraes Matos, da Escola Hugo Miele de Prudente, afirma que foi surpreendida com toda organização e estrutura da Unoeste. “Foi incrível como eles proporcionaram uma experiência de outro nível, uma coisa que não estamos acostumados. A inteligência artificial se fez muito presente. A gente aprendeu a trabalhar com pressão, a conhecer pessoas, a juntar conhecimentos. Então assim, foi um evento enriquecedor que eu espero que tenha mais vezes, porque é o mesmo que eu absorvi nesse evento, que outras pessoas também possam coletar, porque realmente foi sensacional”.
A estudante pontua que gosta muito da área da neurociência, de psicologia, neuropsicologia. “Planejo trabalhar com pessoas, às vezes numa área empresarial. Como já trabalho no Banco do Brasil, tenho contato com as pessoas, isso me influencia bastante a pender para essa área. E aqui na Unoeste isso é muito estimulado. Quando cheguei, eu falei ‘nossa, aqui parece muito universidade de filme mesmo’. A Unoeste está de parabéns pela estrutura que é sensacional e por toda equipe, atendimento impecável”. (Com Assessoria de Imprensa da Unoeste)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.