Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Hospital do Câncer realiza retirada de tumor sem alteração estética

Da Redação

Em 03/12/2020 às 07:37

Procedimento contou com o uso de equipamentos de última geração, como neuronavegador e aspirador ultrassônico

(Foto: Cedida/AI)

O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) realizou a primeira cirurgia para retirada de tumor craniofacial por via endoscópica endonasal da região. A tecnologia garante nenhuma alteração estética no paciente.

O procedimento foi realizado por uma equipe especializada e contou com o uso de equipamentos de última geração, como o neuronavegador e o aspirador ultrassônico, possibilitando a melhoria na recuperação do paciente.

Segundo o neurocirurgião Felipe Gaia, a cirurgia foi para a retirada de um schwannoma do nervo trigêmeo. "O schwannoma é um tumor benigno que acomete as células de Schwann, que se localizam no sistema nervoso periférico ou central", explica.

"Esse tipo de cirurgia é minimamente invasivo, sem nenhuma alteração estética – tanto para o crânio ou para a face do paciente, pois é um procedimento realizado de forma totalmente endonasal [pelo nariz]. Isso, graças ao uso de aparelhos como o aspirador ultrassônico e do neuronavegador, equipamentos que trazem mais segurança para a cirurgia", fala o neurocirurgião.

Além do uso dos aparelhos de alta tecnologia, outro importante ponto para a eficácia desse tipo de procedimento é a especialização da equipe, conforme explica Marco Aurélio Belfort, otorrinolaringologista que participou do procedimento.

"Esse é um ponto que eu e o Felipe Gaia estamos trabalhando há muitos anos. Inclusive, realizamos uma especialização nessa área na Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, EUA, algo que nos ajudou muito no sucesso dos nossos resultados. Além disso, só foi possível realizar essa primeira cirurgia graças a estrutura que o HRCPP oferece", afirma o otorrinolaringologista.

Equipamentos

A tecnologia do neuronavegador é fundamental para o tratamento de tumores em áreas nobres do cérebro, pois possibilita ainda uma menor incisão e menor craniotomia, menos complicações intraoperatórias e pós-operatórias, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e recurso adicional para retirada total do tumor.

O aspirador ultrassônico consiste em dissecar órgãos parenquimatosos ou tecidos doentes (tumores), preservando vasos e nervos, evitando sangramentos indesejados e tornando precisa a intervenção em áreas nobres, daí a máxima preservação do tecido.

Estrutura

O HRCPP possui uma grande infraestrutura composta por equipamentos ultramodernos e uma equipe especializada para oferecer atendimento gratuito e humanizado a todos os pacientes. 

O Centro Cirúrgico da instituição é composto por seis salas cirúrgicas equipadas com tecnologia de ponta, sistema de ar condicionado central com fluxo laminar, além de sete leitos de Recuperação Pós-anestésica (RPA) e sistema de distribuição e coleta de instrumentais por elevadores monta carga. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.