Da Redação
Em 04/09/2024 às 12:15
Prefeitura aciona polícia para investigar responsáveis por incêndios
(Foto: Geraldo Gomes/Secom)
Na últimas horas, a cidade de Presidente Prudente registra diversos incêndios de grandes proporções. O mais recente teve início na manhã desta quarta-feira (4), nas proximidades do entrocamento entre as rodovias Raposo Tavares (SP-270) e Assis Chateaubriand (SP-425); áreas de preservação foram atingidas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Renato Gouvea, guarnições de Prudente, Indiana, Martinópolis e Rancharia realizaram o combate de um incêndio em vegetação às margens da Rodovia Ângelo Rena no fim da tarde desta terça-feira (3).
Por volta das 20h, outro incêndio foi registrado no Residencial Moacyr Trentin, na conhecida “Mata do Furquim”. O local abriga um parque ambiental. Há ainda focos de queimadas.
Em seguida, um novo chamado da população para incêndio em vegetação e lixo na estrada da Tairana, local também conhecido em virtude dos inúmeros incêndios. O fogo culminou na interdição do trânsito. Motoristas devem procurar por rotas alternativas e evitar o local.
Gouvea informa que ainda não há informações sobre as causas dessas ocorrências, mas lembra que, na maioria dos casos, o fogo é iniciado por ação humana.
Força-tarefa
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, funcionários de três secretarias municipais e da Defesa Civil atuam com três caminhões-pipa e tratores em novos focos de incêndio, principalmente na Mata do Furquim. Em todos os casos, o Corpo de Bombeiros auxilia nos trabalhos.
Ele lembra que, para além das ações de contenção, trabalha em colaboração com as forças policiais na fiscalização das áreas, uma vez que atear fogo em mata é um crime ambiental e compete à polícia flagrar e deter os infratores.
“Importante ressaltar que nenhuma ação do poder público será efetiva se não houver a conscientização da população. Estamos em um momento de umidade do ar baixíssima e qualquer fagulha pode se transformar em um incêndio de grandes proporções, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública”, ressalta.
Em caso de incêndio em vegetação acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil pelo telefone 199 e WhatsApp (18) 99744-0199.
Alerta total
A Defesa Civil do Estado renovou, até a próxima sexta-feira (6), o alerta de risco elevado para incêndios no Oeste Paulista. O Mapa de Risco, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de perigo.
Para os próximos dias, a região seguirá com tempo seco e sem condições para precipitações. As temperaturas continuam em elevação, com a URA (Umidade Relativa do Ar) caindo, atingindo níveis mais críticos, ou seja, valores abaixo dos 20%, deixando a sensação de tempo quente e abafado.
As temperaturas podem chegar aos 39ºC em Presidente Prudente e Martinópolis, no período mais quente do dia. Destaque para a umidade relativa do ar, que deve atingir níveis críticos variando entre 13% e 15%.
Para Rosana, as temperaturas devem ficar na casa dos 38ºC, com URA variando entre 14 e 21%. Temperatura máxima de 38°C e umidade relativa mínima na casa dos 21%.
Recomendações
Diante deste cenário, recomenda-se cuidados com a saúde incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.