Conteúdo Unoeste
Em 07/11/2024 às 16:19
Em prova única, candidatos terão possibilidade de três entradas na universidade que é conceito máximo pelo MEC
(Foto: Ector Gervasoni/AI Unoeste)
Está chegando um dos vestibulares mais concorridos no fim de ano: o Vestibular de Medicina 2025.1 da Unoeste, que já é uma referência entre as escolas médicas mais requisitadas do País. Com conceito máximo (Nota 5) na avaliação de reconhecimento do MEC, o curso atrai olhares de várias partes do país e pela primeira vez será unificado em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Isso significa que o candidato fará uma única prova, com possibilidade de escolher em qual dos campi vai estudar.
As inscrições para o “Mega Vest Med” seguem até dia 27 de novembro, mas para quem se inscrever até o dia 17 de novembro tem 15% off na inscrição. Com exceção de Prudente, para quem pretende cursar Medicina em Jaú e Guarujá pode também usar a nota do Enem de 2021 a 2023, com pontuação mínima de 500 pontos.
São 10 vagas para Jaú e outras 10 para Guarujá, sendo que a classificação se dará conforme as maiores notas do Enem. Mas atenção: para essa forma de ingresso a inscrição segue somente até esta sexta-feira (8). O resultado da nota do Enem sai no dia 11 de novembro e a matrícula precisa ser efetivada até dia 13 de novembro.
Nesse modelo de vestibular unificado, o candidato pode escolher no ato da inscrição a preferência onde quer estudar, e a depender do resultado, caso não consiga entrar no campus pretendido como primeira opção, terá ainda a chance de optar pelos outros dois. Antes, para tentar vaga em mais de um campus era preciso fazer os vestibulares separadamente, que inclusive ocorriam em datas diferentes.
A prova será aplicada no dia 30 de novembro, um sábado, a partir das 13h, nos três campi, e os candidatos inscritos que mandarem bem na prova, podem ainda conquistar bolsas de mérito acadêmico pela classificação geral.
O primeiro colocado no vestibular tem 20% off nas mensalidades referentes ao primeiro semestre. O segundo colocado tem 15% também referente ao primeiro semestre, e o terceiro, na classificação geral tem 10% de bolsa no primeiro semestre. Para cada unidade há possibilidade de conquistar essas bolsas pelo vestibular.
Estrutura diferenciada
Os três campi da Unoeste que oferecem o curso de Medicina dispõem de uma estrutura física e tecnológica completa, com laboratórios de ponta e inúmeras simulações realísticas na formação. Além da formação técnica de excelência, os acadêmicos que fazem Unoeste são orientados sobre formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuarem nos diferentes níveis de atenção à saúde. A graduação tem a duração de seis anos, ou seja, 12 semestres.
A estudante do 6º termo da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, Heloisa Alessi Pissulin, destaca a humanização que encontrou na Unoeste. “Desde pequena, visito a universidade e conheço muitos professores pelo fato de ter em minha família ex-alunos formados e também professores e ex-professores aposentados da casa. Assim, a Unoeste, para mim, sempre foi sinônimo de um local acolhedor, rico em profissionais capacitados e em busca de uma infraestrutura cada vez mais completa. Por isso, quando chegou a minha vez de prestar o vestibular, não poderia deixar de tentar uma vaga no curso de Medicina, que é a profissão que escolhi para mim como um dos meus propósitos de vida”.
A futura médica também elogiou a estrutura diferenciada oferecida pela universidade. “Quando comecei a minha jornada na Medicina, um dos pontos que me chamou muito a atenção foi a infraestrutura disponibilizada pela universidade, desde os laboratórios, bibliotecas, teatro, até mesmos no acesso às muitas unidades de saúde onde podemos exercitar a prática médica, como o hospital escola, ambulatórios médicos, atenção básica. Com relação ao corpo docente, sou privilegiada em poder aprender com profissionais da saúde que são referência nas áreas em que atuam e buscam trazer oportunidades de aprendizado além da sala de aula”.
De Guarujá, o estudante do 3º termo de Medicina, Ronan Gabriel de Oliveira Prado, conta que é um apaixonado pela área desde a infância, paixão esta que se intensificou após ele passar por uns problemas de saúde quando pequeno e, graças a bons médicos, ter sua saúde melhorada.
“Vim do interior de Goiás e cresci em um lugar com recursos e oportunidades muito limitadas. Dessa forma, eu enxerguei junto a essa vontade devolver qualidade de vida às pessoas e a chance de mudar a vida da minha família. É uma profissão que exige muito, mas também abre muitas portas. A medicina está longe de ser ofício, mas acredito, verdadeiramente que seja vocação, e da vocação não tem como fugir, mais cedo ou mais tarde você vai seguir o que está vocacionado a fazer”.
Ele também relatou como tem sido a experiência em estar fazendo o curso médico na Unoeste. “Eu amo demais o curso, gosto da faculdade, acredito que ela cumpre com o seu objetivo de formar médicos cada vez mais preparados e humanos, entregando para a comunidade pessoas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. Sem sombras de dúvidas recomendaria a faculdade para os que querem ingressar. Temos uma estrutura de ponta, laboratórios muito equipados, clínica de simulação, biblioteca completa, áreas de descanso e o mais importante: contamos com um corpo docente altamente capacitado. Acredito que se você realmente quer um ambiente pensado nos detalhes para a medicina, aqui é o melhor lugar”.
Em Jaú, a estudante do 6º termo de Medicina, Lívia Gimenez, integra a turma 8. Ela também elogia a universidade quanto ao aparato tecnológico e humanizado oferecido pelo curso médico. “Tem sido uma experiência maravilhosa, escolhi cursar Medicina na Unoeste pelo cuidado e acolhimento que a faculdade tem pelos alunos desde o primeiro dia de aula; Os professores são ótimos e nos fornecem uma didática incrível para o aprendizado das matérias, com materiais especializados para isso”, destacou ela.
Seja Unoeste!
Chegou sua vez! Faça já sua inscrição para o Vestibular de Medicina. A prova presencial será no dia 30 de novembro (sábado). Para Jaú e Guarujá há possibilidade neste vestibular da Medicina de ingressar por meio da nota do Enem.
(Material produzido e de responsabilidade da Unoeste)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.