Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Janeiro Branco: mês dedicado à saúde mental faz importante alerta

Oeste Saúde

Em 25/01/2022 às 14:10

Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais)

(Foto: Ilustração)

A saúde mental é um tema necessário e cada vez mais discutido, sendo parte essencial de uma vida plena e feliz. A campanha Janeiro Branco foi criada em alusão às tradicionais comemorações das festas de fim de ano, quando as pessoas costumam planejar os próximos 12 meses, com novas resoluções e metas. Sensações típicas de final de ano podem impactar decisões precipitadas e gerar ansiedade.

Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam o termo à ausência de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, por exemplo. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem um conceito diferente, que se traduz como um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades.

Colocar esse tema em evidência e gerar uma abordagem mais direta, estimula a conscientização sobre a importância de prevenir os danos emocionais. A falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos.

Segundo estudos da OMS e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas.

No Brasil, em 2019, os beneficiários de planos de saúde realizaram cerca de 29 milhões de procedimentos relacionados ao cuidado em saúde mental - um crescimento de aproximadamente 167% em relação ao número realizado em 2011. 

Confira abaixo os dados extraídos do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar*:
- Consultas Psiquiatria - aumento de 77%
- Consultas Psicologia - aumento de 195%
- Consultas T.O. - aumento de 271%
*Fonte: ANS

Como cuidar da saúde mental?
• Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para
conversar;
• Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou
sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;
• Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo
(meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);
• Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
• Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com
familiares, amigos e colegas;
• Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo
suficientes para sua estabilização emocional;
• Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de
pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário).
Oeste Saúde conta com programa de saúde mental

Para ajudar os beneficiários adultos que estão enfrentando alguns dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão, a Oeste Saúde lançou um programa de prevenção com teleconsultas na área de psicologia. O programa Oeste Saúde Mental vem como uma importante ferramenta no cuidado emocional dos beneficiários da operadora, trazendo mais tranquilidade e bem-estar em tempos difíceis.

O programa funciona da seguinte maneira: um psicólogo ficará de plantão para o seu atendimento por teleconsulta em 4 sessões.

Para participar, basta telefonar para o Centro Médico de Especialidades nos números (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787, fazer a sua inscrição e aguardar o contato da Oeste Saúde para o agendamento.

Após o contato da Oeste Saúde, um link será enviado via sms e pelo whatsapp para a teleconsulta. Havendo a necessidade de continuidade das sessões, é necessária a avaliação e encaminhamento médico para o seguimento. É necessário que você tenha um bom sinal de internet e esteja em um local privado para sua consulta.

E se você prefere ter mais tranquilidade na hora de cuidar da sua saúde, a Oeste Saúde oferece planos de saúde que têm tudo a ver com você e que cabem no seu bolso. Para saber mais, fale com um dos nossos vendedores por meio do telefone (18) 3918-5100 ou faça uma simulação no site.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.