Da Redação
Em 06/09/2024 às 18:07
Micro, pequenas e médias companhias foram apresentadas ao programa de digitalização gratuito
(Foto: Cedida/AI)
A Jornada de Transformação Digital reuniu mais de 240 empresários da região do Oeste Paulista. Na oportunidade, conheceram as iniciativas e os resultados do programa de digitalização em evento realizado na sede do Senai de Presidente Prudente.
Direcionada a empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, a Jornada de Transformação Digital, tem como objetivo aumentar a competitividade e a produtividade de micro, pequenas e médias empresas a partir de oito etapas de consultoria e treinamentos gratuitos rumo à digitalização.
Durante o encontro e diante de um auditório lotado, o diretor titular adjunto do Departamento de Desenvolvimento Intersindical da Fiesp, Carlos José da Silva Bittencourt, afirmou que empreender é uma grande responsabilidade e que, unidas e capacitadas, o desenvolvimento das empresas se torna mais fácil.
“Acreditamos que conhecimento é poder e, para um país ser forte, é necessário ter uma indústria forte”, afirmou. “Mas, principalmente, o Brasil precisa de pessoas capacitadas e, com a Jornada, muitas vezes, saímos da sobrevivência das empresas para a excelência”.
O evento contou com representantes de sindicatos relevantes na região, como Dora de Deus e Carlos Cesar, respectivamente, presidente e vice-presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Presidente Prudente, além de Jose Carlos Cavalcante, gerente do escritório regional do Sebrae em Presidente Prudente.
Os participantes do encontro também tiveram a oportunidade de conhecer casos de sucesso de indústrias da região que já aderiram a algumas etapas da Jornada de Transformação Digital e apresentaram resultados significativos.
A Gráfica Bartolo, por exemplo, tinha como objetivo melhorar a eficiência operacional. Após ingressar na etapa três, de otimização de processos, a empresa especializada em embalagens para alimentos apresentou um ganho de 34% na produtividade das máquinas. “Tínhamos um projeto de aquisição de novos equipamentos e, devido à consultoria, conseguimos adiá-lo por dois anos. Com apenas três meses já foi possível ver as melhorias na gráfica”, destacou o empresário Danilo Molinari.
Outra empresa que viu resultados positivos após a etapa três da Jornada de Transformação Digital foi a Via Lance. Com a melhoria no layout do estoque, reorganizando os produtos, o tempo de separação das roupas ficou três vezes mais rápido e a movimentação foi reduzida em 83%. Além disso, a produtividade aumentou em 50%.
“A gente ganhou no tempo de entrega da mercadoria e o impacto foi excelente tanto para a empresa quanto para o cliente”, contou o empresário Valmir Francisco, destacando que a empresa de confecção de roupas tinha diversas falhas no setor de separação e no acúmulo de produtos inacabados.
As indústrias interessadas podem conhecer todas as etapas do programa, resultados e registrar interesse através do site: jornadadigital.sp.senai.br.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.