Da Redação
Em 16/08/2014 às 13:45
Alunos do curso de "Mestre de Obras" de Presidente Prudente, realizado pelo Senai, tiveram uma palestra nesta semana com o advogado Rosinaldo Aparecido Ramos, especialista em Direito Previdenciário, sobre responsabilidades civis e criminais em um canteiro de obras.
O advogado alertou aos alunos que a responsabilidade recai tanto para empregadores, como supervisores, encarregados e mestres de obras. "Os profissionais devem conhecer bem o que estão fazendo, pois são responsáveis por seus subordinados. É importante lembrar que respondem todas as pessoas envolvidas, não somente a empresa empregadora", pontuou.
"Na esfera criminal, desde lesão corporal grave, culposa ou dolosa; morte culposa. Na esfera civil, indenizações. O leque é grande. Além da responsabilidade na esfera cível, indenizações pelos danos causados e a empresa também responde na área criminal", reforçou Ramos.
O advogado também lembrou que a empresa pode ter problemas futuros, como estar impedida de realizar alguns procedimentos, ou de contratar com o serviço público, por causa do número de acidentes ou ter cometido uma "falta grave" em seu ambiente de trabalho.
De acordo com o técnico de segurança do trabalho do SindusCon-SP, Francisley Ferreira Sanches, a ideia destas palestras é agregar ao curso que "já é completo". "Trazemos esse advogado para os alunos ficarem alerta; saírem daqui com uma responsabilidade a mais quanto ao que podem responder civil e criminalmente; também convido o pessoal do Corpo de Bombeiros, que fala sobre primeiros socorros; e um professor de educação física, que trabalha a ginástica laboral, que é qualidade de vida no trabalho", pontua Sanches.
Sobre o curso, o técnico de segurança do trabalho explica que o sindicato vai até os canteiros de obras das empresas associadas ao SindusCon-SP para divulgar. "É importante que os alunos sejam profissionais que já atuam na área há um certo tempo de experiência e tenham certo nível de escolaridade. Quem vem para esse curso precisa ter a parte prática, porque aqui ele vai trabalhar com a parte teórica", conclui.
Inscrições
As inscrições para as turmas de 2015 do curso de "Mestre de Obras" do Senai estão abertas a partir dessa segunda-feira (18). O curso tem duração 600 horas e é realizado de segunda à sexta, das 19h nas 22h, durante o ano todo. O início previsto é para fevereiro do próximo ano.
Para se candidatar a uma vaga, o aluno deverá ter, no início do curso, no mínimo 18 anos de idade; ter concluído a 6ª série do Ensino Fundamental; pelo menos cinco anos como profissional de uma ou mais áreas relacionadas a construção civil: instalador hidráulico, armador de ferros, carpinteiro de estruturas de telhado, pedreiro revestidor ou pedreiro assentador; ou, ainda, experiência profissional em comando de equipes de trabalhadores da área da construção civil.
Serviço
A Regional Presidente Prudente do SindusCon-SP está localizada na Rua Eufrásio de Toledo, 277, no Jardim Marupiara. O telefone de contato é o (18) 3222-9801 e o email: e-mail: [email protected].
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.