Da Redação
Em 10/09/2024 às 15:18
Empresas que geram mais de 200 litros/dia não serão atendidas pela Prudenco
(Foto: Arquivo/Secom)
Mais uma vez, a Prefeitura de Presidente Prudente esticou o prazo para que empresas de grande porte iniciem a coleta e destinação dos resíduos sólidos. Agora, a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) deixará de recolher o lixo por estes estabelecimentos a partir de 1º de janeiro de 2025.
Até lá, os empreendimentos afetados precisam realizar cadastro junto ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A expectativa é que este seja o último prazo dado aos empreendimentos, conforme decreto publicado em edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta terça-feira (10).
O decreto atual revoga os efeitos do documento anterior, divulgado em março deste ano. A redação é praticamente a mesma, com mudanças pontuais nas datas.
Quem está na lista?
São considerados grandes geradores pessoas físicas ou jurídicas, proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e industriais, terminais rodoviários e aeroportuários, entre outros, exceto residenciais, cujo volume de resíduos sólidos gerados seja superior a 200 litros/dia.
Com a mudança, a quantidade de resíduos aterrados pelo município vai cair cerca de 30%. Atualmente, Prudente coleta cerca de 170 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.
Desta forma, os grandes geradores de resíduos sólidos deverão assumir a responsabilidade pela coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final dos rejeitos. Do outro lado, estarão dispensados do pagamento da taxa de lixo cobrada pelo município.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) fará o cadastramento dos grandes geradores e empresas prestadoras de serviços. Até o dia 31 de dezembro, hotéis, mercados, supermercados, hipermercados, shoppings e galerias que ainda não se adequaram.
O prazo final é o mesmo para restaurantes, bares, lanchonetes, boates e demais estabelecimentos.
Reciclando
Os grandes geradores deverão promover meios para a realização da coleta seletiva na fonte geradora; criar condições para a separação e coleta dos recicláveis e segregar os resíduos sólidos gerados, minimamente, em secos e úmidos (recicláveis e orgânicos).
Os materiais recicláveis deverão ser prioritariamente encaminhados à Cooperlix.
Mais regras
É vedado aos grandes geradores a contratação da Prudenco para a coleta dos resíduos sólidos. Todo mês, as empresas deverão fornecer todas as informações solicitadas referentes à natureza, quantidade, ao tipo, às características e ao gerenciamento dos resíduos sólidos gerados, bem como os comprovantes de destinação dos resíduos sólidos e disposição final
dos rejeitos em aterro sanitário regularmente licenciado.
Deverão possuir, em suas dependências, abrigos para armazenamento temporário de resíduos sólidos conforme legislação pertinente; acondicionar e armazenar seus resíduos até sua remoção para a coleta pelas empresas prestadoras de serviços, ficando vedada sua disposição em acondicionadores nos logradouros públicos, bem como sua apresentação para coleta pública de resíduos.
O grande gerador também é responsável por danos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos ou rejeitos realizados pelas empresas prestadoras de serviço. Os responsáveis pelos danos deverão corrigi-lo de imediato.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.