Da Redação
Em 10/01/2025 às 11:55
Objetivo é reativar o monitoramento inteligente utilizando o sistema Detecta
(Foto: Arquivo/Secom)
Assunto recorrente a cada nova gestão, o monitoramento de segurança por câmeras voltou a ser discutido em Presidente Prudente. Desta vez, com sistema de reconhecimento facial no quadrilátero central da cidade.
A proposta foi debatida entre o tenente-coronel Luís Nelson Disaró, responsável pelo 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), e o vice-prefeito de Prudente, José Osanam. A ideia é reativar o monitoramento inteligente utilizando o sistema Detecta (sistema de monitoramento integrado de dados Policiais do Estado de São Paulo).
"Mas desta vez com câmeras de reconhecimento facial, especialmente no quadrilátero central, o que contribuirá com a redução significativa de furtos na região", diz o tenente-coronel.
Uma nova reunião será realizada entre a Prefeitura e a Polícia Militar para traçar, em conjunto, um plano de segurança.
Na próxima semana, Osanam visitará a central de monitoramento na cidade de Assis para conhecer de perto como o sistema funciona. "Já estive em Tarumã e agora vamos a Assis entender como o monitoramento inteligente contribui para a segurança da cidade", explica.
Durante o encontro, Disaró destacou o sucesso da ronda no quadrilátero central e na região da Rodoviária por meio da Atividade Delegada. A iniciativa, que começou há mais de oito anos, foi suspensa recentemente devido à falta de recursos municipais.
"Devemos priorizar a segurança primária, como a roçagem do mato e a reativação dessas rondas, que certamente vão fortalecer a segurança local", afirma Disaró.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.