Da Redação
Em 27/09/2024 às 08:03
Expectativa é contratar 3.000 profissionais para 2025
(Foto: Arquivo/Secom)
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica, domingo (29), as provas do processo seletivo simplificado para contratação de professores para as classes do ensino técnico.
Participam do concurso profissionais graduados ou que possuam habilitação adequada para docência em uma das nove opções de cursos técnicos oferecidos na rede paulista. A expectativa é contratar 3.000 profissionais para 2025.
Na região do Oeste Paulista, quatro cidades sediarão os locais de prova: Presidente Prudente, Adamantina, Santo Anastácio e Mirante do Paranapanema. Os candidatos podem consultar os endereços na página oficial da Fundação Getulio Vargas (FGV), empresa responsável pelo concurso.
Os selecionados ministrarão aulas presenciais aos estudantes conforme habilitações e os componentes curriculares adequados. São nove cursos: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Candidatos que não participarem da atribuição de aula no início do ano letivo podem concorrer a vagas remanescentes.
Provas objetivas e discursivas
O processo seletivo simplificado é dividido em quatro partes: prova objetiva, prova discursiva, prova prática e avaliação de títulos. Neste domingo, serão aplicadas as duas primeiras. A etapa objetiva inclui 30 questões de múltipla escolha – 10 de conhecimentos pedagógicos e 20 referentes ao eixo técnico específico. Cada item vale 1 ponto (no total, 30 pontos). A prova discursiva é composta por uma questão com valor total de 20 pontos. O gabarito deverá ser divulgado no dia 30 de setembro.
É preciso ficar atento aos horários. As provas objetiva e discursiva para os eixos Gestão e Negócios e Saúde serão realizadas na parte da manhã – das 9h às 12h. Para os candidatos dos eixos Turismo, Hospitalidade e Lazer, Tecnologia da Informação e Recursos Naturais os exames estão marcados para o período da tarde – das 15h às 18h.
Envio de títulos e videoaula até sábado
O processo engloba ainda avaliação de títulos (diplomas de formação e experiência profissional) e prova prática (videoaula gravada). Por isso, os candidatos também não podem perder os prazos.
A banca examinadora recebe até dia 28 de setembro os documentos e o vídeo em sua Página do Candidato. A somatória dessas duas etapas é importante para a nota final do processo seletivo. São até 20 pontos atribuídos para cada fase.
Remuneração
O valor apresentado do subsídio é de R$ 5.300,00 para a Jornada Ampliada de Trabalho Docente (40 horas semanais) e de R$ 3.312,50 para Jornada Completa de Trabalho Docente (25 horas semanais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.