Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Protetor contra pestes, padroeiro São Sebastião é celebrado em Prudente

ROGÉRIO MATIVE

Em 20/01/2021 às 09:49

Catedral de São Sebastião permanecerá aberta ao longo do dia para preces e agradecimentos

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Protetor contra pestes, fome e epidemias, São Sebastião é lembrado no feriado municipal desta quarta-feira (20), em Presidente Prudente. Na Catedral, missas são celebradas em meio à pandemia do coronavírus que assola o mundo.

Com aferição de temperatura, controle de entrada e distanciamento entre os fiéis, a primeira missa foi realizada, às 8h, pelo monsenhor José Antônio de Lima. A segunda celebração será no período da noite, às 19h30, pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves.

Sem a realização da tradicional procissão pelas ruas centrais da cidade devido ao protocolo de prevenção à covid-19, a Catedral de São Sebastião permanecerá aberta ao longo do dia para preces e agradecimentos.

"Ele é advogado junto as causas na proteção contra pestes, fome, epidemias, doenças da pecuária. Nesse dia lembrados o seu martírio. São Sebastião foi perseguido por sua fé, um grande santo que o Brasil inteiro tem grande devoção", diz o monsenhor José Antônio de Lima.

As missas contam com transmissão ao vivo pelo perfil da Catedral de São Sebastião no Facebook.

O Santo
 
São Sebastião, originário de Narbonne (França) e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano por defender o cristianismo.

Conhecido por cuidar dos presos enfermos, São Sebastião é apontado como o responsável por acabar com uma terrível peste que assolou Roma. A partir desta época, ele passou a ser venerado como santo padroeiro contra a peste, a fome e a guerra.

Diferentemente do que muitos pensam, o santo não foi morto por flechadas. Este teria sido o primeiro ato do imperador contra ele, ao amarrá-lo a uma árvore e alvejá-lo por flechas, que o deixaram aparentemente morto. Resgatado por algumas mulheres lideradas pela cristã chamada Irene, foi levado sob seus cuidados e conseguiu se restabelecer.

Depois de recuperado, São Sebastião continuou evangelizado e indiferente aos pedidos dos cristãos para não se expor, apresentou-se ao imperador insistindo para que acabasse com as perseguições e mortes aos cristãos.

Ignorando os pedidos, desta vez, Diocleciano ordenou que o açoitassem até a morte, e depois seu corpo fosse jogado no esgoto público de Roma, para que não fosse venerado como mártir pelos cristãos por volta do ano 287 da Era Cristã.

Em Prudente

Na maior cidade do Oeste Paulista, seu nome foi colocado na Catedral de São Sebastião, fundada em 1925 pelo monsenhor José Maria Martinez Sarrion.

No dia 2 de outubro de 1926, foi realizada a primeira festa em honra ao Padroeiro São Sebastião, não visando ao aspecto litúrgico, mas promocional, objetivando conseguir fundos para serem empregados nas atividades de construção da igreja.

São Sebastião na Umbanda

Nas tradições afro-brasileiras, o Orixá Oxóssi na Umbanda é sincretizado como São Sebastião. Oxóssi é o grande Orixá das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. Grande caçador, comumente é representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.

Tradicionalmente, vários terreiros de Umbanda da região promovem cultos e festas neste dia.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.