Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente intensifica testagem em campanha de combate ao HIV

Da Redação

Em 30/11/2020 às 13:16

Embora haja intensificação da Campanha ‘Fique Sabendo’, há testagem o ano todo

(Foto: Arquivo)

Em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids, lembrado nessa terça-feira (1º), o Ambulatório Médico Municipal de Presidente Prudente realiza a 13ª edição da Campanha ‘Fique Sabendo’.

Dessa forma, a intensificação de testagem da população seguirá até o dia 4 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Até o dia 17, ação será potencializada no Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).

Com meta de realizar 4 mil testes rápidos, sendo 2 mil para HIV e outros 2 mil para sífilis, haverá também ações in loco nos dias 1º, 3, 9, 10, 15 e 17 de dezembro, sempre das 18h30 às 22h30, em pontos de prostuição da cidade.

"São pessoas que podem ser portadoras do vírus, estarem transmitindo e ainda não sabem”, ressalta Jefferson Saviolo, coordenador do SAE/CTA.

Segundo ele, no caso de resultados positivos, as pessoas são encaminhadas ao tratamento que melhora muito a qualidade e a perspectiva de vida. “Mais que isso, com o tratamento, a pessoa deixa de transmitir quando chega ao estágio em que o vírus fica indetectável”.

Além da testagem, durante as abordagens serão proferidas orientações sobre prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), PEP e PrEPP (Profilaxia Pré e Pós-Infecção), entre outras. 

Conforme Saviolo, entre os 45 municípios integrantes do DRS-XI (Departamento Regional de Saúde), Prudente é o único que disponibiliza a PrEPP. Embora existam meios de prevenção ao HIV, ele reforça que a camisinha continua sendo o método mais eficaz, pois além do vírus, previne todas as outras ISTs.

Testagem durante todo o ano

Embora haja intensificação da Campanha ‘Fique Sabendo’, o coordenador reforça que no Ambulatório Médico Municipal, assim como nas unidades de saúde, há testagem o ano todo.

“Não viva na incerteza, faça o teste rápido, procure a unidade de saúde mais próxima ou o ambulatório”, diz.

Serviço

O SAE/CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2357, ao lado do antigo prédio do Palácio da Saúde. 

Entretanto, a testagem é realizada de segunda a quinta, das 7h30 às 10h e das 13h às 15h; e as sextas somente no período da manhã, das 7h30 às 10h. 

Por se tratar do fim de semana, o horário é reduzido para que haja tempo hábil, em caso de resultado positivo, de oferecer todo respaldo psicológico e médico ao paciente. 

Em razão da pandemia de coronavírus, a Covid-19, a orientação é que o munícipe ligue para agendar o horário para testagem. O telefone é o (18) 3221-1366.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.