Da Redação
Em 18/09/2024 às 10:49
Direitos dos deficientes foram abordados em palestras na sede da OAB Prudente
(Foto: Secom)
Em Presidente Prudente, 180 pessoas com algum tipo de deficiência conseguiram uma vaga no mercado de trabalho. Os dados são da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, que realiza a 4ª Semana Inclusiva até sábado (21), com ampla programação.
Sediado nas dependências do Atende Prudente, o Polo de Empregabilidade possui 369 pessoas cadastradas atualmente. "Em dois anos de atuação, o Polo de Empregabilidade já encaminhou 180 pessoas para o mercado de trabalho. Ao receber as pessoas no Polo, orientamos sobre a documentação e entendemos o perfil vocacional deste candidato para identificar as potencialidades e qualificações necessárias”, explica a técnica de Emprego Apoiado, Maria Júlia Rossini.
Ela revela que é feita a busca ativa destas pessoas dentro das entidades para divulgar o programa "Meu Primeiro Emprego Inclusivo". “Temos parceria com o programa Qualifica SP, que promove sempre capacitações”, destaca.
Nessa terça-feira (17), foi realizada uma palestra sobre o potencial da empregabilidade para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, no auditório da OAB de Prudente. A programação faz parte 4ª Semana Inclusiva.
Na ocasião, a representante da Comissão do Direto Previdenciário da OAB, Vanda lobo Farinelli, explanou sobre o benefício assistencial para Pessoa com Deficiência, BPC/ LOAS, e a garantia do benefício para pessoas com deficiência. Por fim, a advogada Vanessa Komatsu, membro da Comissão de Direito dos Deficientes, ministrou palestra sobre o tema "Direito dos Deficientes".
Confira a programação
Nesta quarta-feira (18), foi realizada uma ação de conscientização no Balneário da Amizade. Às 19h30, o auditório do Centro Cultural Matarazzo sedia uma palestra sobre 'Apraxia da Fala e Transtornos Alimentares'.
Já na quinta-feira (19), uma mesa-redonda sobre a questão da deficiência será realizada no anfiteatro da Toledo Centro Universitário, às 17h. Haverá ainda apresentação do projeto ‘TEA Ativo’, no Ginásio de Esportes do Campus II da Unoeste, às 19h30.
No dia 20, às 9h, acontece a entrega do 'Selo Inclusivo' na sede da Prefeitura. Já durante todo o dia, o Centro Olímpico sedia o Festival 'TEA Ativo'.
A programação termina no dia 21, com o Festival Paralímpico, das 8h às 12h, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.