Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente terá aterro controlado em lixão "encerrado"

Da Redação

Em 16/12/2016 às 17:58

Em setembro de 2015 teve início a substituição das lagoas de chorume por lagoas de concreto de tratamento

(Foto: Secom)

A Prefeitura  de Presidente Prudente e a Prudenco apresentaram, nesta sexta-feira (16), as obras de encerramento do lixão, que resultou no modelo de aterro controlado. O ato foi realizado em conjunto com os parceiros que possibilitaram a obra, representantes de órgãos estaduais, federais e municipal.

Na ocasião, o aterro controlado foi destacado como referência nacional como o único aterro do Brasil autorizado a dar início às obras de encerramento e ainda continuar recebendo lixo, o que resultou em economia ao município devido a viabilidade técnica, segundo a Prudenco.

"O aterro controlado é uma obra inovadora que contou com o apoio do Ministério Público, Caixa Econômica Federal [CEF] e da Cestesp [Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental] que acompanhou todo o procedimento, além dos demais parceiros”, comenta o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

O descarte de lixo no local poderá ser feito pelo prazo de um ano. Tupã garante que a Prefeitura cumprirá todas as normas do órgão ambiental. O descarte será feito em parceria com a Cooperlix, presidida por Maria Aparecida Silva.

“O encerramento foi um esforço coletivo de todos os órgãos, sendo Sabesp, Cestesb, Ministério Público, município e parceiros, além de todos colaboradores empenhados em de resolver um problema de décadas”, fala o presidente da Prudenco, Mateus Martins Godoi.

Segundo ele, as obras do aterro controlado estão com mais de 85% de conclusão. “E temos a possibilidade de continuar recebendo o lixo, o que resultará em economia para o município, sendo que o depósito será encerrado gradativamente dentro do prazo”, explica.

O presidente da Prudenco cita a construção do Centro de Triagem e Recilagem ao lado do aterro. Segundo Godoi, no prazo de funcionamento do aterro, a intenção é destinar os restos de construção civil, assim como outros resíduos específicos para locais qualificados. “Já o projeto final resultará na implantação de um parque ecológico que beneficiará toda região leste”, acrescenta.

Quando começou

Em 2009, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Minitério Público, onde a Prudenco se comprometeu a dar um destino qualificado com o espalhamento e a compactação de forma correta.

Em 2012, foi elaborado o projeto técnico e no ano seguinte concluída a previsão orçamentária na ordem de R$ 14 milhões. No mesmo ano, começou o monitoramento  da área e  análises laboratoriais para definição da área contaminada e a abrangência das obras.

Em 2014, a Prudenco recebeu certificado de viabilidade técnica de captação de chorume, no qual a Sabesp confirmou o recebimento e tratamento do chorume na estação elevatória. O encerramento seguiu em 2015 com o cercamento e delimitação do aterro, bem como as inspeções da Cetesb. Paralelamente, o município ofereceu todo apoio as cooperativas de lixo Cooperlix, e aos catadores.

Em setembro de 2015  teve início a reconformação de toda área do aterro, contrução dos postes de concreto, tubulação e substituição das lagoas de chorume por lagoas de concreto de tratamento. No aterro, foi realizado todo plantio de gramas, que, por fim, se transformará em um Parque Ecológico.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.