Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Rede de esgoto é invadida por 300 toneladas de lixo por mês

Moradores descartam peças de roupas, fraldas e até embalagens

Da Redação

Em 16/09/2021 às 16:06

Moradores descartam, peças de roupas, fraldas e até embalagens

(Foto: Arquivo/Sabesp)

Levantamento aponta que são retiradas, em média, 293,5 toneladas de lixo e areia por mês dos sistemas de esgoto de 62 cidades da região de Presidente Prudente. O estudo considera os sete primeiros meses (janeiro a julho) de 2021.

Em média, cada imóvel descarta, por mês, 750 gramas de resíduos que não deveriam ser lançados no sistema de esgoto. O material, além de causar obstrução e rompimento das redes coletoras, provoca transtornos aos próprios clientes, como o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.

Em média, a Sabesp realiza 600 desobstruções de rede e ramais de esgoto por mês nas cidades pesquisadas. Outro grande prejuízo ambiental causado pela prática é que, após o contato com o esgoto, materiais como papéis, plásticos e vidros já não podem mais ser reciclados.

Itens encontrados

Entre os detritos encontrados nas redes coletoras e nas estações elevatórias e de tratamento de esgoto estão peças de roupas, fraldas descartáveis, escovas, pastas de dentes e embalagens plásticas em geral. 

Todos estes materiais deveriam ser destinados às lixeiras e não a pias, ralos e vasos sanitário. Já o óleo de cozinha deve ser armazenado em garrafas plásticas e entregue em pontos de coleta para reciclagem.

A areia – outro material encontrado em grande quantidade entre os resíduos – muitas vezes é carreada pela água da chuva para os sistemas da Companhia. Isso se dá em decorrência das ligações irregulares de águas pluviais na rede coletora de esgoto. 

Por isso, é importante que as residências tenham saídas separadas: uma para a água da chuva, que segue para as galerias de águas pluviais, e outra para o esgoto, que necessita de tratamento antes de retornar ao meio ambiente.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.