Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Rede elétrica passa por melhorias para evitar falhas em cidades da região

Da Redação

Em 09/06/2021 às 12:11

Foram 6,4 mil procedimentos programados de manutenção preventiva em cinco meses

(Foto: Cedida/AI)

Executadas nas redes de baixa, média e alta tensão, atuações periódicas são realizadas em toda rede elétrica de vários municípios da região atendidos pela concessionária Energisa. Na lista das cidades beneficiadas pelos serviços estão Lucélia, Parapuã, Presidente Epitácio e Presidente Prudente.

Para tal, são gastos R$ 100 milhões em melhorias e modernização da rede. "Entre as melhorias concluídas nas cidades atendidas pela companhia estão trocas de cruzetas, chaves, isoladores, condutores elétricos, transformadores e conexões, além da substituição de postes e trabalhos de poda de árvores", descreve o gerente do Departamento de Construção e Manutenção da concessionária, Luiz Moreto. 

Somente nos quatro municípios citados, nos cinco primeiros meses deste ano, a empresa realizou mais de 6,4 mil procedimentos programados de manutenção preventiva, visando assegurar a qualidade no fornecimento de energia dessas localidades.  

 “Os componentes da rede elétrica, assim como qualquer outro equipamento, têm um tempo de vida útil. Então, temos a preocupação de manter um cronograma de manutenção e troca dos equipamentos antes mesmo que esses apresentem problemas, uma vez que o objetivo é garantir que o sistema elétrico opere de maneira contínua, segura e confiável”, explica Moreto.  

 O gerente acrescenta que, graças à tecnologia, boa parte dessas operações é feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado durante os serviços de manutenção. 

“Contamos com profissionais especialistas, devidamente treinados e equipados para atuarem na manutenção enquanto a rede de média tensão permanece ligada. Tudo é feito com segurança, tanto para os profissionais quanto para a comunidade”, reforça.  

 Além dos serviços executados dentro do cronograma de manutenção preventiva, as equipes também são convocadas a atuar em situações emergenciais quando, por exemplo, a rede elétrica sofre interferências decorrentes de ocorrências climáticas, acidentes de trânsito, queimadas, entre outros. 

“Nos casos de manutenção emergencial, usamos a tecnologia e equipamentos que ajudam a concluir o reparo no menor tempo possível, para minimizar os impactos do desligamento”, finaliza.  

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.