Da Redação
Em 10/11/2024 às 12:35
Para os demais alunos das escolas, as aulas transcorrerão normalmente
(Foto: Seduc)
Em Presidente Prudente, cerca de 3,8 mil alunos matriculados nos 2º e 5º anos da rede municipal de ensino serão avaliados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). As provas serão aplicadas na próxima quarta-feira (13).
A avaliação organizada pela Fundação Vunesp é composta por questões de Língua Portuguesa e de Matemática. Aplicada desde 1996, a prova tem como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista.
O Saresp serve para orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
Além disso, cada escola que atingir a meta de alfabetização será beneficiada com repasse de recursos financeiros pelo Índice de Excelência Educacional.
“O objetivo do Saresp é realizar um diagnóstico dos níveis de aprendizado dos alunos, para que essas informações também possam auxiliar e direcionar o trabalho dos professores. Portanto, é de extrema importância evitar atrasos e faltas no dia da aplicação”, salienta Edimar Aparecido da Silva, supervisor de ensino responsável pela Coordenadoria de Gestão Educacional (CGE).
No dia da aplicação, estarão presentes fiscais, professores aplicadores externos e pais de alunos. Para os demais alunos das escolas, as aulas transcorrerão normalmente.
“O resultado das provas constitui, para cada unidade escolar, um importante indicador da qualidade do ensino oferecido, tendo em vista, ainda, a necessidade de informar a sociedade e a comunidade educacional sobre o desempenho do sistema”, frisa a secretária municipal de Educação, Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.