Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Saúde em dia: como prevenir os problemas de visão?

Informativo Oeste Saúde

Em 23/09/2020 às 15:34

É necessário visitar o oftalmologista ao menos uma vez por ano, mesmo que você não tenha nenhum sintoma de problema ocular

(Foto: Ilustração)

A visão é responsável por 85% das informações processadas no cérebro, sendo um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano. Os problemas e doenças oculares atingem pessoas em diferentes idades, e merecem atenção.

Alguns sintomas comuns, como visão embaçada, olhos vermelhos e lacrimejando, nem sempre indicam um sinal de enfermidade.

Mas é importante estar atento aos sinais de alerta, tomando os cuidados essenciais que podem ajudar a evitar problemas nos olhos, como catarata, glaucoma, conjuntivite, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.

Como prevenir problemas oculares?

A melhor forma de prevenir as doenças oculares é através de consultas regulares ao oftalmologista, feitas uma vez ao ano. Além disso, também é importante tomar outros cuidados com os olhos:

1. Colírio sem indicação

Automedicar-se quando o olho está irritado é um erro que pode fazer um problema simples se agravar, tornando-se até mesmo irreversível. Um exemplo disso é o glaucoma, que pode ser causado pelo uso abusivo e sem controle médico de colírios à base de corticoides.

Por isso, procure sempre a ajuda de um oftalmologista ao sentir qualquer desconforto nos olhos.

2. Uso de aparelhos eletrônicos

É preciso ter moderação. A luz emitida por aparelhos, como computador, televisão, smartphone e outros eletrônicos, faz com que você pisque menos. Assim, os olhos ficam mais ressecados, com menos mobilidade e mais sujeitos a infecções, causando cansaço visual e síndrome do olho seco.

3. Hábitos prejudiciais

O hábito de fumar pode impedir a circulação de sangue e nutrientes até a retina, acelerando a degeneração das estruturas oculares devido aos radicais livres.

Além do tabagismo, o álcool também prejudica a visão ao reduzir o seu contraste, podendo atingir o nervo óptico e causar cegueira.

4. Coceira nos olhos

Coçar os olhos só faz com que a coceira aumente ainda mais. Além disso, o olho é uma área muito sensível, e a pressão exercida pelo dedo pode causar lesões, como o ceratocone e o descolamento de retina.

5. Consultas regulares

É necessário visitar o oftalmologista ao menos uma vez por ano, mesmo que você não tenha nenhum sintoma de problema ocular. Para aqueles que já possuem algum problema existente, recomenda-se consultas a cada seis meses.

As visitas regulares ao oftalmologista têm o objetivo prevenir doenças oculares que causam a perda progressiva da visão e até mesmo a cegueira.

No caso de diabéticos ou hipertensos, a importância de ir ao oftalmologista é ainda maior. Isso porque, a longo prazo, essas patologias podem causar danos sérios à visão, como o glaucoma e a catarata.

Serviço

No Centro Médico de Especialidades da Oeste Saúde você conta com atendimento oftalmológico e toda a estrutura necessária para a realização de exames.

Lembrando que não beneficiários do plano também podem usufruir de toda a estrutura e serviços prestados. Basta entrar em contato e agendar o seu horário pelos telefones: (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.