ROGÉRIO MATIVE
Em 27/03/2020 às 17:57
Prudente Urbano reconhece a atuação limitada e aponta custo "muito elevado" para manter os serviços
(Foto: ROGÉRIO MATIVE)
O que já era crítico nos últimos dias, piorou. Sem aviso prévio aos usuários, o transporte coletivo sofreu novos cortes em horários de várias linhas, incluindo itinerários que passam nas próximidades de hospitais, vistos pela Prefeitura como primordiais durante a quarentena imposta devido o coronavírus. As mudanças provocaram dezenas de reclamações de passageiros, o que pode culminar em notificação à concessionária Prudente Urbano.
A linha 106 (Ana Jacinta x João Domingos/Via Apec), por exemplo, tem seis horários aos sábados, parando às 11h. Aos domingos, não há opções aos usuários. "A gente liga e não atende, como vamos trabalhar? Não temos opção nenhuma, mando mensagem direto e não respondem. Trabalho em um hospital e tiraram todos horários que uso [no] sábado e domingo. Como iremos fazer", questiona Marta Silva Vieira.
Segundo Cléria Rosa, a falta de aviso é visto como descaso com a população. "Depois que cortam os ônibus e não avisam e nem atendem o telefone,agora é tarde. Deveriam ter avisado desde ontem [26]. Tem pessoas que estão trabalhando e tem horário para cumprir. Se não avisam, ficam um tempão no ponto de ônibus. Isso é um descaso com as pessoas", reclama.
"Último [itinerário] João Domingos, aos sábados, vai sair 12h30 do Ana Jacinta. Eu deixo o trabalho às 14h. Que sacanagem, não só comigo, mas principalmente com o pessoal da saúde e dos hiper/supermercados", critica Fabiano Araujo.
Uma das linhas como maior utilidade diante da falta de prestação de serviços é a da "Saúde", que passa pelos principais hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Contudo, conta com apenas três horários no fim de semana.
Diferentemente do informado pelo prefeito Nelson Bugalho (PSDB), durante o anúncio do decreto de fechamento do comércio, a redução nos horários ultrapassou os 50% estipulados. Em quase todas as linhas, são de três a quatro horários disponibilizados aos usuários entre as 5h às 23h.
Alega perda superior a 80%
Em nota publicada em seu site, a Prudente Urbano reconhece a atuação limitada e aponta custo "muito elevado" para manter os serviços. "A Prudente Urbano vem a público esclarecer que desde o início da pandemia de Covid-19 sofre reflexos drásticos em sua operação diária e luta para manter seus compromissos com nossos usuários e colaboradores. No entanto, a perda superior a 80% de nossos passageiros é algo imprevisível e que reflete imediatamente em nossos compromissos financeiros diariamente", pontua a empresa.
"Compreendemos os transtornos que a operação emergencial representa na vida de cada passageiro e lamentamos por isso. Nossos passageiros são nossa prioridade essencial, e somente por essa razão nossos serviços estão sendo mantidos", diz.
Segundo a empresa, esta é uma circunstância "nunca vivida" e o transporte em Presidente Prudente, diferentemente de muitas cidades, não parou por nenhum dia. "Estamos oferecendo transporte ao longo dessas semanas a um custo muito elevado e nossa arrecadação não é suficiente para mantermos, sozinhos, o transporte como gostaríamos. Lamentamos o transtorno mas viemos a público explicar que estamos trabalhando arduamente para manter o serviço essencial em nossa cidade. Embora tardiamente, as informações são divulgadas assim que possível, mas entendemos e temos ouvido cada uma das queixas que nos são apresentadas".
"Nossa atuação é limitada mas nosso maior objetivo é manter e honrar uma operação emergencial que possa mesmo que de forma insuficiente, atender as principais demandas", conclui.
Não seguiu determinação
Ao Portal, a Prefeitura afirma que qualquer alteração na 'Linha Saúde' está descartada por ser tratada como prioridade. "Mesmo com a inevitável redução no número de ônibus em circulação, em razão da queda brusca de passageiros, esta linha está mantida", garante.
Sobre a falta de informação aos usuários, a Prudente Urbano deve ser notificada pela Prefeitura. "Quanto a comunicar as alterações com antecedência, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que solicitou à concessionária de transporte coletivo que atualizasse os itinerários no site da empresa e em outros canais de comunicação com o usuário antes de proceder às mudanças. Caso se constante que não houve essa prévia atualização, o município irá notificar a empresa", cita.
Serviço
Os horários e linhas que seguem disponíveis podem ser consultados pelo site: prudenteurbano.com.br
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