Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc promove debate sobre saúde mental das populações negra e LGBTI

Da Redação

Em 12/04/2021 às 09:44

Pedagoga prudentina e ativista, Ivonete Alves debate tema da saúde mental da população negra

(Foto: Divulgação/Sesc)

Nessa terça-feira (13) e quinta-feira (15), o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove dois encontros buscando responder a uma pergunta aparentemente simples, mas que esconde nuances muitas vezes desconhecidas ou ignoradas pelas autoridades e sociedade civil: "Por que é necessário pensarmos sobre a saúde mental das populações negra e LGBTI?". 

É para construir o caminho dessa reposta que a doutora em psicologia social Jaqueline Gomes de Jesus, natural de Brasília e hoje morando no Rio de Janeiro, trata de temas sensíveis a esses grupos sociais em dois bate-papos abertos ao público, que fazem parte da quarta edição do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável. 

Na terça, ele se junta à pedagoga prudentina e ativista do movimento negro, Ivonete Alves, para tratar especificamente do tema da saúde mental da população negra. Os interessados podem acompanhar e participar com perguntas, ao vivo, a partir das 19h30, no canal do Sesc Thermas no YouTube. 

Já na quinta, no mesmo horário, o debate é sobre a saúde mental da população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo), com participação de Walleria Suri, mulher trans, militante e cofundadora dos coletivos prudentinos "Grupo Somos LGBTI+" e "O.I.A". 

Doutora em psicologia social, Jaqueline Gomes de Jesus trata de temas sensíveis a esses grupos sociais | Foto: Divulgação

Como linha inicial para essa discussão, a doutora em psicologia social Jaqueline Gomes de Jesus explica que é necessário entender a saúde como um fenômeno biopsicossocial, ou seja, que o adoecimento possui relações diretas com o organismo, as condições psicossociais, familiares, de trabalho etc.  

"O sofrimento psíquico está fortemente relacionado à vulnerabilização de indivíduos e grupos, decorrente de discriminação contra diversos marcadores sociais, entre eles a identidade étnico-racial, identidade de gênero e orientação sexual", aponta.  

Ela ainda detalha que essas condições de saúde mental, muitas vezes, não são questões individuais, mas coletivas. "Distúrbios relacionados à saúde da população negra e/ou formada por LGBTIs não necessariamente se originam de suas características pessoais, mas sim do racismo e da LGBTIfobia". 

Esses e outros pontos serão aprofundados na terça e na quinta-feira, às 19h30, ao vivo no YouTube, com mediação de Roberto Maty, integrante da equipe de Comunicação do Sesc Thermas. 

A participação é gratuita. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.