Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas realiza bate-papo para cuidadores de crianças com autismo

Da Redação

Em 07/04/2021 às 15:46

Objetivo dos encontros virtuais é tratar do assunto sob o viés de que os cuidadores também precisam de atenção

(Foto: Karla Priscila/Sesc SP)

Dentre outras definições, cuidar essencialmente significa responsabilizar-se, atentar-se, preocupar-se com o outro. Mas quem cuida de quem está cuidando? É sob essa perspectiva que o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove este mês uma série de encontros virtuais para discutir a reorganização familiar para quem cuida de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  

Como criar uma rotina saudável tanto para a criança quanto para os próprios cuidadores? Este é objetivo da ação "Autismo - Reorganização familiar, cuidados e possibilidades", que se dá em quatro encontros virtuais, com diferentes profissionais que abordam desde a importância do diagnóstico até conceitos e características do TEA. 

No primeiro encontro, nesta quinta-feira (8), as psicólogas Andréa Gallindo e Jeniffer Brito tratam sobre a importância do diagnóstico precoce da criança com autismo e os impactos na rotina familiar. Serão abordados o luto familiar, a reorganização e a tomada de decisões posteriores ao diagnóstico, além de mostrar as possibilidades de intervenções multidisciplinares. 

Já no dia 15, as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Prudente, Débora SIlva e Mônica Siqueira, abordam os desafios do ensino remoto e a estafa dos cuidadores em ambiente domiciliar e escolar. 

Também serão discutidas estratégias de organização de rotina de intervenção, preparacão do ambiente e redução de comportamentos inadequados. 

O terceiro encontro, no dia 22 deste mês, conta com os professores do AEE, Ronaldo Castange e Mônica Siqueira, para introduzir o conceito do capacitismo, que é uma forma de discriminação social contra pessoas com alguma deficiência, bem como diferenciar a afetividade familiar dos cuidadores e educadores do reducionismo presente na perspectiva capacitista. 

Esses três primeiros encontros ocorrem em ambiente virtual fechado, mediante inscrição prévia e gratuita pelo link: http://bit.ly/cuidartea  

Bate-papo

Para finalizar os encontros, no dia 29 ocorre um bate-papo aberto a todos os públicos pelo canal do Sesc Thermas no Youtube, reunindo a psicóloga Andréia Gallindo, a coordenadora do AEE, Jussara Oliveto, e Carlos Augusto Carvalho Filho, da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Prudente. 

Eles falam sobre ações voltadas ao bem-estar dos cuidadores de crianças com autismo, abordando as questões relacionadas ao ensino remoto e seus desafios, bem como políticas públicas nesta área. 

A ação "Autismo - Reorganização familiar, cuidados e possibilidades" integra o projeto Cuidar de Quem Cuida, do Sesc São Paulo, que está em sua terceira temporada e vem com o tema “Redes de Apoio e Cuidados". 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.