Da Redação
Em 10/12/2024 às 09:06
Projeto começa os atendimentos nesta quarta-feira (11), na Praça do Centenário do Parque do Povo
(Foto: Cedida/AI)
Na Vila Natal 2024, a unidade móvel do projeto 'Nossa Energia' estará presente levando orientações para um consumo consciente. As visitas ao caminhão ocorrerão em dois períodos, sendo o primeiro a partir desta quarta-feira (11), das 19h à 0h, na Praça do Centenário do Parque do Povo, em Presidente Prudente.
Ao visitar o caminhão, adaptado com equipamentos supermodernos e sala multimídia para exibição de vídeos educativos e espaços interativos com experimentos científicos sobre energia, pessoas de qualquer idade compreendem o processo produtivo da energia.
Segundo o analista de Eficiência Energética da concessionária Energisa, Vitor Almeida, a importância da economia de energia para a preservação do meio ambiente estará em foco na programação.
“Economizar energia é uma atitude que vai muito além da busca por uma redução na conta de luz. Essa prática está diretamente ligada à preservação do meio ambiente e ao enfrentamento das questões relacionadas às mudanças climáticas. Desta forma, as ações visam estimular o uso racional e seguro da energia de forma lúdica, interativa e divertida”, destaca.
Entre os destaques que atraem a atenção de todas as idades estão os experimentos da Bobina de Tesla (dispositivo que gera altas tensões e frequências, criando faíscas elétricas visíveis) e o gerador de Van Der Graaff (máquina que acumula cargas elétricas e, em contato com ela, pode arrepiar os cabelos).
Os participantes ainda aprendem sobre a evolução das lâmpadas e a comparação de consumo entre elas; os riscos elétricos que temos dentro e fora de casa e como proteger-se deles; e uma maquete virtual, que exibe algumas fontes sustentáveis de energia, os caminhos que a eletricidade percorre até chegar às residências e como usarmos a energia elétrica de forma consciente.
O projeto 'Nossa Energia' faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.
Vitor acrescenta que famílias de baixa renda também podem tirar dúvidas sobre a Tarifa Social e realizar a troca de lâmpadas. Basta comparecer à unidade com até seis lâmpadas fluorescentes ou incandescentes usadas e trocar pela mesma quantidade de lâmpadas novas de tecnologia LED.
“Basta levar um documento pessoal [CPF ou RG], o Número de Identificação Social [NIS] e uma conta recente de energia. Nossa equipe está pronta para recepcionar as lâmpadas usadas e orientar toda a comunidade”, finaliza.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.