Da Redação
Em 18/10/2024 às 08:16
Serão ofertados diversos exames gratuitos
(Foto: Secom)
Neste sábado (19), das 8h às 12h, diversas unidades de Saúde de Presidente Prudente abrirão as portas para atendimentos voltados às mulheres. O mutirão de exames faz parte da campanha "Outubro Rosa".
Serão oferecidos exames de preventivo (Papanicolau), com foco em mulheres que não colhem há mais de três anos (entre 25 e 64 anos); solicitação de mamografia; testes rápidos de HIV e sífilis; avaliação odontológica, além de palestras e orientações.
Para este sábado, o atendimento será feito nas seguintes unidades: ESF Belo Horizonte, ESF Humberto Salvador I e II, ESF João Domingos Netto I e II, ESF Vila Marcondes, ESF Maré Mansa, ESF Montalvão, ESF Parque Primavera, ESF Jardim Regina, ESF Bela Vista, ESF Maracanã, ESF Jardim Leonor, UBS Belo Horizonte, UBS Jardim Santana, UBS Ana Jacinta, UBS Parque Cedral, UBS Jardim Guanabara e UBS Centro.
Cabe ressaltar que não há necessidade de agendamento prévio. O público será atendido por ordem de chegada.
Outubro Rosa
O mês já é conhecido mundialmente por ser marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.