Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Unidades de Saúde sorteiam bicicletas para aumentar vacinação contra pólio

Da Redação

Em 17/10/2020 às 08:32

Com vacinação em baixa, Prudente apela para sorteio de bicicletas em Unidades de Saúde

(Foto: Arquivo/EBC)

Neste sábado (17), ocorre o Dia ‘D’ das campanhas de vacinação contra a poliomielite e de atualização das cadernetas. Dessa forma, das 8h às 16h30, as 27 unidades de Saúde de Presidente Prudente que contam com sala de vacina estarão abertas para receber crianças e adolescentes.

A campanha contra a pólio ocorre de forma indiscriminada, ou seja, independente de quantas doses há na caderneta de vacinação, todas as crianças de um ano a cinco incompletos devem ser levadas para tomar a gotinha. Já a campanha de multivacinação é voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Com sorteio de bicicletas

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, destaca que para o público-alvo da campanha contra a pólio haverá sorteio de bicicletas. Assim, todos os responsáveis que levarem as crianças terão direito a um cupom para concorrer ao prêmio. "Aqueles que já levaram, podem ir à unidade de saúde com a caderneta de vacinação que também terão direito a retirar o cupom", diz.

"Estamos preocupados, porque temos mais de 10 mil crianças para vacinar e, até o momento, só 1.255 foram levadas às unidades. Onde estão as outras? Por que os responsáveis não as levam? Essas são questões que nos preocupam. A doença no Brasil já foi erradicada, mas em outros países está circulando. Se tivermos uma população imunizada, o risco de o vírus ser reintroduzido no país é menor", pontua Elaine Bertacco.

A supervisora ressalta ainda a importância de levar as demais crianças e os adolescentes, desde aquelas menores de um ano e até os menores de 15 anos, para que seja conferida a caderneta de vacinação. 

"Quem não é profissional tem dificuldades, pois essa pessoa não sabe quais são as vacinas necessárias, quantas doses são de cada uma, enfim. Essa é uma oportunidade", fala.

Segurança reforçada

Por fim, Elaine frisa que todas as unidades estão preparadas para receber os munícipes de acordo com os protocolos do Ministério de Saúde contra a pandemia de coronavírus. "Todas as vacinas são gratuitas e não há motivo para que as pessoas não compareçam às unidades", frisa.

De acordo com dados da VEM, 542 pessoas, entre crianças e adolescentes, receberam alguma vacina durante a campanha de multivacinação. Deste total, 310 são menores de um ano e 232 têm entre cinco e 15 anos incompletos.

Também foram imunizadas 1.255 crianças de um a menores de cinco anos contra a pólio.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.