Da Redação
Em 30/09/2024 às 08:36
No Morro do Diabo, a Trilha do Paranapanema seguirá indisponível aos visitantes
(Foto: Arquivo)
A partir desta segunda-feira (30), a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) fará a reabertura de 69 parques estaduais, incluíndo três unidades de conservação ambiental na região do Oeste Paulista. Os locais estavam fechados desde o dia 1º para priorizar a prevenção e combate a incêndios durante este período crítico de seca.
A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do Governo e baseia-se nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais.
Outras 13 unidades de conservação permanecerão fechadas pelo menos até 12 de outubro. São parques localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno, que exigem ainda dedicação intensiva para evitar queimadas.
Para a segurança dos visitantes e da biodiversidade, algumas Unidades de Conservação adotaram regime de horário diferenciado para a operação do ecoturismo, bem como o fechamento de determinados atrativos ou trilhas.
É o caso do Parque Estadual (PE) Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio. Apesar de reaberto, a Trilha do Paranapanema seguirá indisponível aos visitantes. O mesmo ocorre no Parque Estadual (PE) Rio do Peixe, com as Trilha da Capivara e da Casa Amarela – Estrada da Capivara fechadas para passeio.
“Em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes”, destaca Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal.
O Parque Aguapeí, localizado em São João do Pau d'Alho e Junqueirópolis (SP), também seguirá com o fechamento da Trilha dos Angicos, porém, aberto à visitação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.