Da Redação
Em 08/04/2025 às 15:03
Segundo o prefeito, Tarabai nunca fez um trabalho de georreferenciamento
(Foto: Cedida/AI Unesp)
Nesta terça-feira (8), uma reunião entre diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp de Presidente Prudente e o prefeito de Tarabai, Rubens Pinaffi (União Brasil), discutiu novas parcerias entre a universidade e o município.
No primeiro momento, Pinaffi conheceu a diretora da Faculdade, Profa. Dra. Cristina Baron, e seu vice, Prof. Dr. Ricardo Pires de Paula, onde apresentou as necessidades relacionadas a patrimônio.
Arquiteta de formação, Cristina destacou a importância do zelo pelo patrimônio histórico para a memória de um município, relembrando projetos que docentes da FCT já realizaram no passado que continuam contribuindo até hoje para manter viva a memória das ferrovias.
“Temos registros de algumas vias ferroviárias que, se a Profa. Dra. Neide Barrocá não tivesse feito um trabalho em cima, não teríamos nenhum registro da memória histórica do município, porque a ferrovia não existe mais”, contou.
Segundo o prefeito, Tarabai nunca fez um trabalho de georreferenciamento. 'A parceria é uma oportunidade de regularizar a situação. Estamos de portas abertas para todo tipo de pesquisa. Isso é um investimento no munícipio”, disse na ocasião.
O vice-diretor apresentou as possibilidades que os 12 cursos podem oferecer ao município, por meio de projetos de disciplinas, bolsas de estágio remunerado não obrigatório e convênios com as empresas juniores, que atuam em projetos com a supervisão de algum docente.
“Temos muita coisa para poder colaborar. Muitas vezes o que precisamos é de apoio com transporte, alimentação e bolsas para nossos estudantes”, ressaltou.
Georreferenciamento
No segundo momento, o prefeito conheceu o Departamento de Cartografia, que trabalha com o georreferenciamento. Os docentes ouviram sobre o problema apresentado por Rubens Pinaffi, a fim de esboçar planos de ação.
Em 2020, o Departamento fez um estudo semelhante para o município de Alfredo Marcondes, que resultou em um Trabalho de Conclusão de Curso de dois estudantes.
A supervisora da Seção Técnica Acadêmica (STA), Michele Celene Martinez de Souza Rebolo, acompanhou os dois momentos da visita, para orientar o processo de convênio que pode ser feito pelo prefeito e as contrapartidas que podem ser oferecidas pela prefeitura, como bolsas de estágio remunerado não obrigatório, transporte e alimentação.
Participaram também a coordenadora do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe, e os professores do Departamento de Cartografia: Dra. Ana Paula Marques Ramos, Dr. Edmur Azevedo Pugliesi, Dr. Maurício Galo, Dr. Renato César dos Santos e o assessor do prefeito, Matheus Brito.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.