Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projetos prometem redução de energia em três municípios da região

Da Redação

Em 12/01/2026 às 21:09

Propósito é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a redução no consumo

(Foto: Marcello Casal/EBC))

Prédios públicos definidos pelas prefeituras de Caiabu, Lucélia e Presidente Epitácio serão beneficiados com a execução de projetos de eficientização. Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Energisa Sul-Sudeste investirá cerca de R$ 560 mil em ações que contemplam diversas melhorias que resultarão em economia na conta de energia.  
  
De acordo com a analista de Eficiência Energética da Energisa, Ana Letícia Peres Vinha, o propósito é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a redução no consumo de energia.  
  
 “Essas melhorias resultarão em uma significativa redução de custos com energia elétrica para as gestões públicas de Caiabu, Lucélia e Presidente Epitácio. Vale ressaltar que os projetos serão executados até primeiro semestre de 2026, por uma empresa terceirizada contratada pela Energisa, sem custos para a municipalidade”, explica.  
  
Melhorias nos municípios  

Em Caiabu serão investidos R$ 199,9 mil na instalação de um sistema de energia fotovoltaica, na substituição de seis pontos de iluminação, com lâmpadas eficientizadas, e de dois aparelhos de ar condicionado de alta potência, em locais definidos pela prefeitura. Com isso, projeção é economizar 74,44 MWh de energia elétrica por ano, o que seria para abastecer 31 casas por mês.  
  
Já no município de Lucélia o investimento ultrapassa R$ 199,7 mil, com instalação de um sistema de energia fotovoltaica e substituição de 405 lâmpadas convencionais por eficientizadas. Nesse município a estimativa é economizar 66,49 MWh de energia elétrica por ano, o que daria para abastecer 27casas por mês.  
  
Por fim, em Presidente Epitácio o projeto de R$ 160 mil inclui a implantação de um sistema de energia fotovoltaica, com a estimativa de economizar 42,32 MWh/ano, o que abasteceria 17 moradias por um mês.  
  
“Além de instalar os equipamentos, nosso projeto contempla ações de conscientização dos colaboradores da unidade, a fim de favorecer o uso da energia de forma eficiente e sem desperdício”, complementa Ana Letícia.    

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.