Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto promove conscientização política de alunos da “EE Formozinho Ribeiro”

Da Redação

Em 18/05/2022 às 19:11

No plenário, vereadores foram questionados sobre a atividade parlamentar e ações que envolvem a administração pública

(Foto: Maycon Morano/AI)

“A importância da participação política para a melhoria do espaço público”. A reflexão faz parte do Projeto de Participação Política e Cidadã, na disciplina de Filosofia, realizada junto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Maria Luiza Formozinho Ribeiro”.

Os estudantes estiveram na Câmara Municipal de Presidente Prudente, nessa terça-feira (17), como parte das atividades deste projeto, que é desenvolvido pela professora Selma Feba Tesini.

“Esse projeto implica em compreender que diferentes ações desenvolvem um movimento no sentido de influenciar a formação, execução, fiscalização e avaliação de políticas públicas na área social (saúde, educação, habitação, transporte etc.)”, aponta a professora. 

Conduzidos pelo presidente do Legislativo, Demerson Dias (PSB), os jovens conheceram toda a estrutura do Prédio “Dr. Pedro Furquim”, sede do parlamento, como a Sala da Presidência, Gabinetes dos Vereadores, Secretaria “Luiz Maurício Sandoval”, Departamento Jurídico, Sala de Reuniões “Vereador José Leite” e o Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia”.

No plenário, também foram questionados sobre a atividade parlamentar e ações que envolvem a administração pública, o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Mauro Neves (Podemos), juntamente com o vereador Professor José Alves Jr. (Negativo, Podemos).

Durante a visita, os estudantes também conversaram e puderam fazer perguntas para a chefe de Serviços Legislativos, Isabel Brigatto; ao Controlador Interno, Fernando Batoqui; e ao Procurador Jurídico, Fernando Monteiro.

“A participação cidadã é fundamental na Democracia, pois, seu objetivo é que os cidadãos participem ativamente do processo de tomada de decisões públicas, transformando intenções gerais em ações e resultados”, analisa a docente.

Além da professora Selma, também esteve presente a coordenadora pedagógica, professora Silmara Ribeiro Moscatelli, que acompanharam o grupo formado por 30 alunos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.