Da Redação
Em 12/09/2023 às 13:24
Recursos do Fundae são transferidos diretamente para as contas bancárias das unidades escolares, conforme a matricula, para custear gastos como: contas de água, energia, gás e telefone
(Foto: Arquivo/Secom)
Em Presidente Prudente, o vereador Demerson Dias (PSB) cobrou da Prefeitura um estudo técnico sobre a possibilidade de instituir o Fundo para o Desenvolvimento e Autonomia da Escola (Fundae).
Como exemplo, ele cita a cidade de Sobral – CE, que instaurou o projeto para financiar despesas cotidianas da escola. "Através de um conselho formado por pais, alunos e funcionários escolhe-se a forma de gestão de seus recursos, [...] traçando suas próprias metas tendo como parâmetro as atividades de política municipal”.
“Os recursos do Fundae são transferidos diretamente para as contas bancárias das unidades escolares, conforme a matricula, para custear gastos como: contas de água, energia, gás e telefone; material de limpeza e expediente; contratação de pequenos serviços de reparos e manutenção de material elétrico-eletrônico, seguindo os princípios da lei de licitações; contratação de serviços, entre outros”, explicou.
De acordo com ele, a Secretaria Municipal de Educação atende mais de 17 mil alunos e detém 56 escolas com administração/gestão exclusiva do município, "fato que contribuiria para boa gestão e boas políticas públicas educacionais, com planejamento e foco na aprendizagem dos alunos”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.