Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Casos de dengue são 20% do total de atendimentos das UPAs de Prudente

Prefeitura aponta que 70% da população prudentina é ‘SUS dependente'

Da Redação

Em 02/04/2025 às 12:26

Prefeitura aponta que 70% da população prudentina é ‘SUS dependente'

(Foto: Arquivo)

Nos últimos dois meses, 20% do total de atendimentos prestados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jardim Guanabara e Ana Jacinta foram referentes a casos de dengue. Os números são expostos pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Atualmente, Presidente Prudente soma quase 11 mil casos da doença apenas este ano; já são nove mortes registradas em três meses. De acordo com a supervisora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, o cenário de 2023 foi o mais preocupante dos últimos anos. Contudo, ele pode ser repetido este ano devido a um fator. 

“Um dos fatores preocupantes e que tem contribuído para o casos mais graves é a reintrodução do Sorotipo 2, registrado no fim de 2024 e agora em 2025”, cita.

UPAs sobrecarregadas

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Daniele Borsari comenta que, aproximadamente, 70% da população prudentina é ‘SUS dependente’, ou seja, utiliza o Sistema Único de Saúde para suprir suas demandas.

Desta forma, a elevação dos casos de dengue sobrecarregou as UPAs. Entre fevereiro e março, a UPA do Ana Jacinta realizou 11 mil atendimentos, desse total, 22% foi relacionado à dengue. No mesmo período, a UPA Guanabara realizou 17 mil assistências, sendo 16% para sintomáticos à dengue.

“A grande quantidade de pessoas que foram vistas nas unidades de Saúde, nos últimos meses, esse aumento expressivo, é reflexo do protocolo moroso do atendimento à dengue, que demanda tempo, é um paciente que fica por muitas horas na unidade, passa por muitos setores. Porém, atendemos muitas outras patologias, como mostram os dados”, ressalta.

Outra integrante da equipe de planejamento da Sesau, a enfermeira Gisele Orrigo lembra que a cidade com 33 portas de entrada para o SUS. "Desde os primeiros casos de 2025, esses locais têm sido preconizamos e tratados com atenção".

"No início do ano, por exemplo, as unidades notificavam apenas um ou dois diagnósticos de dengue por mês. Nos últimos meses, entre fevereiro e março, as unidades notificaram 150 casos de dengue do tipo 1", fala.

Apoio

No Centro de Apoio ao Paciente com Dengue, no Cohabão, são 5.182 consultas médicas e 3.191 pedidos de hemogramas em apenas 24 dias. De todos os casos, 89 pacientes precisaram ser encaminhados para UPAs.

Vacinação

Segundo o Grupo de Vigilância Estadual (GVE), a cobertura vacinal contra a dengue em Prudente está em 27% na primeira dose; 11% na segunda. Ou seja, bem abaixo do esperado. 

A população contemplada, que é de 10 a 14 anos, está estimada em 12.736. Com a 1ª dose, foram vacinadas apenas 3.480 jovens.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.