Da Redação
Em 29/11/2010 às 18:42
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza o 2º Encontro Prudente pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, em parceria com a Organização Internacional Soroptimista e com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), no Centro de Formação Permanente dos Profissionais de Educação (Ceforppe).
O principal objetivo do evento foi de esclarecer, informar e sensibilizar educadores para que ao se depararem com alguma situação desse tipo no ambiente escolar possam realizar os encaminhamentos de forma adequada.
“É a segunda edição do encontro, que é feito em alusão ao dia 25 de novembro, que é o Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, sendo os 15 dias decorrentes considerados de ativismo por essa causa”, pontua a assistente social da Seduc, Rita de Cássia Gonçalves.
Aos presentes, a comissão organizadora distribuiu a Cartilha Maria da Penha em defesa da mulher, impressa pela Academia Paulista de Magistrados, com ilustrações em quadrinhos com a finalidade de aproximar crianças e jovens da legislação, com a conscientização de seus direitos.
Fizeram parte da mesa de abertura a secretária municipal de Educação Ondina Barbosa Gerbasi, a secretária municipal de Assistência Social Regina Penati, as assistentes sociais Luciana Trevisi Morales e Regina Ferreira Pinhal, a educadora de Saúde Pública da Seduc Selma Freitas Martin, e representando a Organização Soroptimista de Presidente Prudente, Sylvia Maria Fortes Cardoso e a professora Ruth Künzli.
A assistente social do Creas de Prudente, Simone Duran Toledo Martinez, esclareceu sobre a parceria da escola no enfrentamento à violência contra a mulher, através de palestra e a apresentação de dois vídeos: “Empoderadas” e “Educando crianças contra a violência”.
“Precisamos nos convencer que a violência contra as mulheres não afeta somente as mulheres, ela se desdobra e afeta as famílias e os filhos. Como educadores temos responsabilidade pública e o compromisso ético de ajudar a transformar essa realidade, com ações que levem à mudança de conceitos, valores e princípios”, diz a assistente social da Seduc e coordenadora do Comitê, Regina Ferreira Pinhal.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.