Da Redação
Em 25/11/2010 às 11:36
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional de Presidente Prudente (Cerest/PP) realiza na próxima semana, de segunda (29) a sexta-feira (3), a 1ª Semana Regional de Prevenção à Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Prudente, Pirapozinho, Regente Feijó, Martinópolis, Rancharia, Presidente Bernardes, Sandovalina e Junqueirópolis.
A coordenadora substituta do Cerest, a fonoaudióloga Meire Judai, diz que serão realizadas avaliações auditivas a trabalhadores através de audiometrias tonais e anamneses, além de orientações individuais e coletivas, e distribuição de folders explicativos sobre o agravo em saúde.
“A Pair é um dos agravos mais frequentes relacionados à saúde, ocorrida devido à exposição prolongada do ruído no ambiente de trabalho. Quando expostos a ruídos intensos, acima de 85 decibéis, durante oito horas diárias, sem proteção nos ouvidos, os trabalhadores correm risco de adquirir uma Pair. É uma perda auditiva progressiva e irreversível, que na maioria dos casos só é percebida quando ocorre uma diminuição grave da audição, sendo o único tratamento, a prevenção”, comenta.
De acordo com ela, os sintomas mais frequentes são zumbido, dificuldade para entender conversação, perda da concentração, sensação de orelha tapada, além de aumento de pressão arterial, irritabilidade e distúrbios do sono.
“Para prevenir a Pair, as empresas devem elaborar um Programa de Conservação Auditiva (PCA) e oferecer aos trabalhadores o Equipamento de Proteção Individual (EPI), que compreende em fones de inserção, conhecidos como plugs e fones de concha (abafador). Os trabalhadores devem utilizar os EPIs constantemente para evitar a exposição ao ruído”, explica Meire.
Os trabalhadores deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde das cidades participantes da Semana de Prevenção e o Cerest. A realização tem o apoio da Faculdade de Fonoaudiologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).
Serviço
Mais informações no Cerest, pelo telefone (18) 3223-7281.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.