Da Redação
Em 24/11/2010 às 16:16
A direção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente anuncia nesta quarta-feira (24) os resultados negativos de todas as 55 amostras de sangue coletadas em cães pela campanha de prevenção e controle da leishmaniose.
De acordo com o CCZ, os resultados apontam para eficiência no controle da doença iniciado no ano passado, quando foi detectada a leishmaniose no primeiro de oito cães vindos de fora, e intensificado em maio deste ano, quando do primeiro de cinco casos autóctones (contraído na cidade) foi identificado.
O responsável pelo CCZ, médico veterinário Célio Nereu Soares, comemora o fato da situação estar controlada, mas ressalta que o problema não está eliminado e que pode até se agravar com a chegada do verão, em 22 de dezembro, período em que aumenta a reprodução do vetor: o mosquito palha.
A reprodução ocorre em locais com materiais em decomposição. A população é orientada para manter os quintais limpos. Trabalho feito em conjunto pelo pessoal do Centro com o de combate à dengue.
A coleta de sangue em cães é feita por zonas e com maior intensidade onde aparecem animais contaminados, como se deu recentemente com três numa única casa do Jardim das Rosas e outro do Residencial Servantes I, na zona oeste. No momento, a concentração ocorre num dos bairros da zona leste, diante da suspeita de novo caso.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.